Saber mais para transformar o mundo
Essa página aborda aspectos teóricos e práticos da práxis educativa de Marta Pernambuco para socializar a produção de conhecimento a partir de seus referenciais epistêmicos.
O corso ALGICULTOR será para formar pessoas de forma inicial na técnica de cultivar algas: microalgas e macroalgas, bem como permitir que esses profissionais adquiram conhecimentos sobre os valores agregados das algas, possibilitando os mesmos a desenvolverem atividades produtivas que geram recursos para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas e de suas famílias. Você sabia que algumas algas são alimentos funcionais? Você sabia que as algas são usadas na indústria alimentícia, química e farmacêutica?
Seminário IBC
O objetivo deste curso é executar o projeto de curso Multiplicadores
O acesso à água é uma das bases na constituição da sociedade moderna pela sua utilização na manutenção da vida, na indústria e na agropecuária. O Brasil apresenta cerca de 12% das reservas de água doce do planeta, sendo necessário a formação de profissionais que compreendam e utilizem a potencialidade deste recurso.
A expressão “pescado”, segundo o Art. 205 do Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (RIISPOA), faz referência aos alimentos de meio aquático que compõe a alimentação humana. Exemplos de pescado são: os moluscos, peixes, anfíbios, crustáceos, mamíferos, algas e répteis de água salgada ou doce (BRASIL, 2017). Entretanto, o pescado consumido no país encontra-se abaixo do nível recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) de 12 kg/ano (FAO, 2016), apesar da crescente produção de peixes. Esse déficit é atribuído à falta de tradição por parte dos consumidores, como também as falhas da indústria processadora em não oferecer produtos de conveniência e de fácil preparo (BRABO et al., 2016).
Este curso de Formação Inicial e Continuada em Agente de Gestão de Resíduos Sólidos, na modalidade à distância, forma profissionais que executam serviços no âmbito da gestão de resíduos sólidos, com foco na sua redução, reutilização e reciclagem utilizando as tecnologias presentes na atualidade.
Espaço destinado para a coordenação do projeto Novos Caminhos.
O curso de formação inicial e continuada na modalidade EAD de Aquicultor denominado: Piscicultura - Produção Comercial de Peixes é destinado a pessoas que tenham interesse em: Conhecer os princípios do cultivo de peixes. Conceitos básicos, panorama, cadeia produtiva da piscicultura. Conhecer as características de espécies, anatomia externa, interna e fisiologia de peixes. Sistemas de produção, manejo e elaboração de projetos. Reprodução, nutrição, alimentação, processamento das principais espécies cultiváveis e mercado de pescado, além de noções para Gestão deste Agronegócio.
O curso de formação inicial e continuada na modalidade EAD de Aquicultor: Produção Comercial de Peixes Ornamentais é destinado a jovens e adultos que já atuam na área de aquicultura ornamental ou que desejam ingressar na atividade. É destinado a Aquaristas iniciantes ou experientes que pretendem fazer da experiência do hobby, uma atividade comercial. É ainda uma possibilidade para autônomos, estudantes, empresários e demais interessados para buscar uma capacitação técnica e futuramente iniciar uma atividade produtiva e lucrativa. O curso será oferecido na modalidade à distância, com conteúdos através de videoaulas, videoconferências ao vivo e material didático selecionado para cada módulo. A interação entre os participantes e professores será através de plataforma virtual com fóruns de discussão e chat ao vivo. As aulas “práticas” serão ministradas em diferentes propriedades onde os detalhes de manejo, produção e dicas de cultivo serão repassados aos participantes através dos vídeos. O curso é dividido em três módulos e ao final de cada módulo o participante receberá instruções de como elaborar um projeto de atuação profissional relacionado à área. Ao final do curso, o participante conhecerá cada uma das áreas relacionadas à aquicultura ornamental e aquariofilia e poderá ingressar neste amplo mercado de trabalho.
Este mini curso fornece informações quanto aos aspectos nutricionais, às funções e aos efeitos dos Alimentos na doença de Parkinson.
O brincar é muito importante para a criança e precisa ser levado a sério. Tanto o brincar quanto a brincadeira fazem parte do próprio desenvolvimento infantil - a criança se desenvolve por meio da brincadeira.
O processo de estimulação da criança não ocorre somente nos serviços de saúde. É fundamental que os pais, a partir da orientação dada pelos profissionais nos atendimentos às crianças, realizem em casa atividades que estimulem o desenvolvimento infantil.
Assim, o módulo foi desenvolvido com foco em famílias com crianças que tenham microcefalia ou outras condições de saúde que interfiram no seu desenvolvimento neuropsicomotor.
Este curso de Formação Inicial e Continuada em Agente de Gestão de Resíduos Sólidos, na modalidade à distância, forma profissionais que executam serviços no âmbito da gestão de resíduos sólidos, com foco na sua redução, reutilização e reciclagem utilizando as tecnologias presentes na atualidade. Estes agentes fazem inspeções e campanhas de conscientização para orientar na gestão adequada, buscam e realizam parcerias com empresas privadas e públicas, incluindo ONGs (Organizações Não Governamentais) para a coleta dos resíduos recicláveis, tornando-os um profissional articulador na conservação ambiental do planeta. A escassez de mão de obra qualificada e a crescente demanda do nosso estado por este tipo de profissional justificam a oferta do curso de formação inicial em Agente de Gestão de Resíduos Sólidos.
Este curso de Formação Inicial e Continuada em Agente de Gestão de Resíduos Sólidos, na modalidade à distância, forma profissionais que executam serviços no âmbito da gestão de resíduos sólidos, com foco na sua redução, reutilização e reciclagem utilizando as tecnologias presentes na atualidade. Estes agentes fazem inspeções e campanhas de conscientização para orientar na gestão adequada, buscam e realizam parcerias com empresas privadas e públicas, incluindo ONGs (Organizações Não Governamentais) para a coleta dos resíduos recicláveis, tornando-os um profissional articulador na conservação ambiental do planeta. A escassez de mão de obra qualificada e a crescente demanda do nosso estado por este tipo de profissional justificam a oferta do curso de formação inicial em Agente de Gestão de Resíduos Sólidos.
Este curso de Formação Inicial e Continuada em Agente de Gestão de Resíduos Sólidos, na modalidade à distância, forma profissionais que executam serviços no âmbito da gestão de resíduos sólidos, com foco na sua redução, reutilização e reciclagem utilizando as tecnologias presentes na atualidade. Estes agentes fazem inspeções e campanhas de conscientização para orientar na gestão adequada, buscam e realizam parcerias com empresas privadas e públicas, incluindo ONGs (Organizações Não Governamentais) para a coleta dos resíduos recicláveis, tornando-os um profissional articulador na conservação ambiental do planeta. A escassez de mão de obra qualificada e a crescente demanda do nosso estado por este tipo de profissional justificam a oferta do curso de formação inicial em Agente de Gestão de Resíduos Sólidos.
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Este curso de Formação Inicial e Continuada em Agente de Gestão de Resíduos Sólidos, na modalidade à distância, forma profissionais que executam serviços no âmbito da gestão de resíduos sólidos, com foco na sua redução, reutilização e reciclagem utilizando as tecnologias presentes na atualidade. Estes agentes fazem inspeções e campanhas de conscientização para orientar na gestão adequada, buscam e realizam parcerias com empresas privadas e públicas, incluindo ONGs (Organizações Não Governamentais) para a coleta dos resíduos recicláveis, tornando-os um profissional articulador na conservação ambiental do planeta. A escassez de mão de obra qualificada e a crescente demanda do nosso estado por este tipo de profissional justificam a oferta do curso de formação inicial em Agente de Gestão de Resíduos Sólidos.
O módulo abordará informações que reforçam os benefícios do aleitamento materno, bem como a manutenção deste no contexto do SARS-CoV-2. Além disso, apresentará as mudanças nos cuidados materno-infantis, que estão relacionadas ao aleitamento materno, e promovem maior proteção ao binômio e profissionais de saúde.
Este curso busca fornecer informações quanto aos aspectos nutricionais, às funções e aos efeitos dos alimentos na prevenção e no tratamento das síndromes metabólicas funcionais.
Este curso fornece informações quanto aos aspectos nutricionais, às funções e aos efeitos dos Alimentos Termogênicos.
Este mini curso fornece informações quanto aos aspectos nutricionais no Alzheimer.
O curso de formação inicial e continuada na modalidade EAD de Aquicultor denominado: Piscicultura - Produção Comercial de Peixes é destinado a pessoas que tenham interesse em: Conhecer os princípios do cultivo de peixes. Conceitos básicos, panorama, cadeia produtiva da piscicultura. Conhecer as características de espécies, anatomia externa, interna e fisiologia de peixes. Sistemas de produção, manejo e elaboração de projetos. Reprodução, nutrição, alimentação, processamento das principais espécies cultiváveis e mercado de pescado, além de noções para Gestão deste Agronegócio.
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Olá, meu nome é Simara Farias Rocha e serei a tutora da turma 14. Sou Engenheira de Pesca, atuo na área de produção de peixes, como consultora e instrutora em capacitação na produção da tilápia do Nilo e Eng. da SEMMA de Stª Luzia do Pará e da SEMAGRI de Cachoeira do Piriá. Estou à disposição para qualquer dúvida em relação ao curso.
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O curso de formação inicial e continuada na modalidade EAD de Aquicultor denominado: Piscicultura - Produção Comercial de Peixes é destinado a pessoas que tenham interesse em: Conhecer os princípios do cultivo de peixes. Conceitos básicos, panorama, cadeia produtiva da piscicultura. Conhecer as características de espécies, anatomia externa, interna e fisiologia de peixes. Sistemas de produção, manejo e elaboração de projetos. Reprodução, nutrição, alimentação, processamento das principais espécies cultiváveis e mercado de pescado, além de noções para Gestão deste Agronegócio.
O curso de formação inicial e continuada na modalidade EAD de Aquicultor: Produção Comercial de Peixes Ornamentais é destinado a jovens e adultos que já atuam na área de aquicultura ornamental ou que desejam ingressar na atividade.
É destinado a Aquaristas iniciantes ou experientes que pretendem fazer da experiência do hobby, uma atividade comercial.
É ainda uma possibilidade para autônomos, estudantes, empresários e demais interessados para buscar uma capacitação técnica e futuramente iniciar uma atividade produtiva e lucrativa.
O curso será oferecido na modalidade à distância, com conteúdos através de videoaulas, videoconferências ao vivo e material didático selecionado para cada módulo. A interação entre os participantes e professores será através de plataforma virtual com fóruns de discussão e chat ao vivo.
As aulas “práticas” serão ministradas em diferentes propriedades onde os detalhes de manejo, produção e dicas de cultivo serão repassados aos participantes através dos vídeos.
O curso é dividido em três módulos e ao final de cada módulo o participante receberá instruções de como elaborar um projeto de atuação profissional relacionado à área.
Ao final do curso, o participante conhecerá cada uma das áreas relacionadas à aquicultura ornamental e aquariofilia e poderá ingressar neste amplo mercado de trabalho.
O curso de formação inicial e continuada na modalidade EAD de Aquicultor: Produção Comercial de Peixes Ornamentais é destinado a jovens e adultos que já atuam na área de aquicultura ornamental ou que desejam ingressar na atividade. É destinado a Aquaristas iniciantes ou experientes que pretendem fazer da experiência do hobby, uma atividade comercial. É ainda uma possibilidade para autônomos, estudantes, empresários e demais interessados para buscar uma capacitação técnica e futuramente iniciar uma atividade produtiva e lucrativa. O curso será oferecido na modalidade à distância, com conteúdos através de videoaulas, videoconferências ao vivo e material didático selecionado para cada módulo. A interação entre os participantes e professores será através de plataforma virtual com fóruns de discussão e chat ao vivo. As aulas “práticas” serão ministradas em diferentes propriedades onde os detalhes de manejo, produção e dicas de cultivo serão repassados aos participantes através dos vídeos. O curso é dividido em três módulos e ao final de cada módulo o participante receberá instruções de como elaborar um projeto de atuação profissional relacionado à área. Ao final do curso, o participante conhecerá cada uma das áreas relacionadas à aquicultura ornamental e aquariofilia e poderá ingressar neste amplo mercado de trabalho.
O curso de formação inicial e continuada na modalidade EAD de Aquicultor: Produção Comercial de Peixes Ornamentais é destinado a jovens e adultos que já atuam na área de aquicultura ornamental ou que desejam ingressar na atividade. É destinado a Aquaristas iniciantes ou experientes que pretendem fazer da experiência do hobby, uma atividade comercial. É ainda uma possibilidade para autônomos, estudantes, empresários e demais interessados para buscar uma capacitação técnica e futuramente iniciar uma atividade produtiva e lucrativa. O curso será oferecido na modalidade à distância, com conteúdos através de videoaulas, videoconferências ao vivo e material didático selecionado para cada módulo. A interação entre os participantes e professores será através de plataforma virtual com fóruns de discussão e chat ao vivo. As aulas “práticas” serão ministradas em diferentes propriedades onde os detalhes de manejo, produção e dicas de cultivo serão repassados aos participantes através dos vídeos. O curso é dividido em três módulos e ao final de cada módulo o participante receberá instruções de como elaborar um projeto de atuação profissional relacionado à área. Ao final do curso, o participante conhecerá cada uma das áreas relacionadas à aquicultura ornamental e aquariofilia e poderá ingressar neste amplo mercado de trabalho.
O curso de formação inicial e continuada na modalidade EAD de Aquicultor: Produção Comercial de Peixes Ornamentais é destinado a jovens e adultos que já atuam na área de aquicultura ornamental ou que desejam ingressar na atividade. É destinado a Aquaristas iniciantes ou experientes que pretendem fazer da experiência do hobby, uma atividade comercial. É ainda uma possibilidade para autônomos, estudantes, empresários e demais interessados para buscar uma capacitação técnica e futuramente iniciar uma atividade produtiva e lucrativa. O curso será oferecido na modalidade à distância, com conteúdos através de videoaulas, videoconferências ao vivo e material didático selecionado para cada módulo. A interação entre os participantes e professores será através de plataforma virtual com fóruns de discussão e chat ao vivo. As aulas “práticas” serão ministradas em diferentes propriedades onde os detalhes de manejo, produção e dicas de cultivo serão repassados aos participantes através dos vídeos. O curso é dividido em três módulos e ao final de cada módulo o participante receberá instruções de como elaborar um projeto de atuação profissional relacionado à área. Ao final do curso, o participante conhecerá cada uma das áreas relacionadas à aquicultura ornamental e aquariofilia e poderá ingressar neste amplo mercado de trabalho.
O curso de formação inicial e continuada na modalidade EAD de Aquicultor: Produção Comercial de Peixes Ornamentais é destinado a jovens e adultos que já atuam na área de aquicultura ornamental ou que desejam ingressar na atividade. É destinado a Aquaristas iniciantes ou experientes que pretendem fazer da experiência do hobby, uma atividade comercial. É ainda uma possibilidade para autônomos, estudantes, empresários e demais interessados para buscar uma capacitação técnica e futuramente iniciar uma atividade produtiva e lucrativa. O curso será oferecido na modalidade à distância, com conteúdos através de videoaulas, videoconferências ao vivo e material didático selecionado para cada módulo. A interação entre os participantes e professores será através de plataforma virtual com fóruns de discussão e chat ao vivo. As aulas “práticas” serão ministradas em diferentes propriedades onde os detalhes de manejo, produção e dicas de cultivo serão repassados aos participantes através dos vídeos. O curso é dividido em três módulos e ao final de cada módulo o participante receberá instruções de como elaborar um projeto de atuação profissional relacionado à área. Ao final do curso, o participante conhecerá cada uma das áreas relacionadas à aquicultura ornamental e aquariofilia e poderá ingressar neste amplo mercado de trabalho.
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O curso de formação inicial e continuada na modalidade EAD de Aquicultor: Produção Comercial de Peixes Ornamentais é destinado a jovens e adultos que já atuam na área de aquicultura ornamental ou que desejam ingressar na atividade. É destinado a Aquaristas iniciantes ou experientes que pretendem fazer da experiência do hobby, uma atividade comercial. É ainda uma possibilidade para autônomos, estudantes, empresários e demais interessados para buscar uma capacitação técnica e futuramente iniciar uma atividade produtiva e lucrativa. O curso será oferecido na modalidade à distância, com conteúdos através de videoaulas, videoconferências ao vivo e material didático selecionado para cada módulo. A interação entre os participantes e professores será através de plataforma virtual com fóruns de discussão e chat ao vivo. As aulas “práticas” serão ministradas em diferentes propriedades onde os detalhes de manejo, produção e dicas de cultivo serão repassados aos participantes através dos vídeos. O curso é dividido em três módulos e ao final de cada módulo o participante receberá instruções de como elaborar um projeto de atuação profissional relacionado à área. Ao final do curso, o participante conhecerá cada uma das áreas relacionadas à aquicultura ornamental e aquariofilia e poderá ingressar neste amplo mercado de trabalho.
O curso de formação inicial e continuada na modalidade EAD de Aquicultor: Produção Comercial de Peixes Ornamentais é destinado a jovens e adultos que já atuam na área de aquicultura ornamental ou que desejam ingressar na atividade. É destinado a Aquaristas iniciantes ou experientes que pretendem fazer da experiência do hobby, uma atividade comercial. É ainda uma possibilidade para autônomos, estudantes, empresários e demais interessados para buscar uma capacitação técnica e futuramente iniciar uma atividade produtiva e lucrativa. O curso será oferecido na modalidade à distância, com conteúdos através de videoaulas, videoconferências ao vivo e material didático selecionado para cada módulo. A interação entre os participantes e professores será através de plataforma virtual com fóruns de discussão e chat ao vivo. As aulas “práticas” serão ministradas em diferentes propriedades onde os detalhes de manejo, produção e dicas de cultivo serão repassados aos participantes através dos vídeos. O curso é dividido em três módulos e ao final de cada módulo o participante receberá instruções de como elaborar um projeto de atuação profissional relacionado à área. Ao final do curso, o participante conhecerá cada uma das áreas relacionadas à aquicultura ornamental e aquariofilia e poderá ingressar neste amplo mercado de trabalho.
O curso de formação inicial e continuada na modalidade EAD de Aquicultor: Produção Comercial de Peixes Ornamentais é destinado a jovens e adultos que já atuam na área de aquicultura ornamental ou que desejam ingressar na atividade. É destinado a Aquaristas iniciantes ou experientes que pretendem fazer da experiência do hobby, uma atividade comercial. É ainda uma possibilidade para autônomos, estudantes, empresários e demais interessados para buscar uma capacitação técnica e futuramente iniciar uma atividade produtiva e lucrativa. O curso será oferecido na modalidade à distância, com conteúdos através de videoaulas, videoconferências ao vivo e material didático selecionado para cada módulo. A interação entre os participantes e professores será através de plataforma virtual com fóruns de discussão e chat ao vivo. As aulas “práticas” serão ministradas em diferentes propriedades onde os detalhes de manejo, produção e dicas de cultivo serão repassados aos participantes através dos vídeos. O curso é dividido em três módulos e ao final de cada módulo o participante receberá instruções de como elaborar um projeto de atuação profissional relacionado à área. Ao final do curso, o participante conhecerá cada uma das áreas relacionadas à aquicultura ornamental e aquariofilia e poderá ingressar neste amplo mercado de trabalho.
O curso de formação inicial e continuada na modalidade EAD de Aquicultor: Produção Comercial de Peixes Ornamentais é destinado a jovens e adultos que já atuam na área de aquicultura ornamental ou que desejam ingressar na atividade. É destinado a Aquaristas iniciantes ou experientes que pretendem fazer da experiência do hobby, uma atividade comercial. É ainda uma possibilidade para autônomos, estudantes, empresários e demais interessados para buscar uma capacitação técnica e futuramente iniciar uma atividade produtiva e lucrativa. O curso será oferecido na modalidade à distância, com conteúdos através de videoaulas, videoconferências ao vivo e material didático selecionado para cada módulo. A interação entre os participantes e professores será através de plataforma virtual com fóruns de discussão e chat ao vivo. As aulas “práticas” serão ministradas em diferentes propriedades onde os detalhes de manejo, produção e dicas de cultivo serão repassados aos participantes através dos vídeos. O curso é dividido em três módulos e ao final de cada módulo o participante receberá instruções de como elaborar um projeto de atuação profissional relacionado à área. Ao final do curso, o participante conhecerá cada uma das áreas relacionadas à aquicultura ornamental e aquariofilia e poderá ingressar neste amplo mercado de trabalho.
O curso de formação inicial e continuada na modalidade EAD de Aquicultor: Produção Comercial de Peixes Ornamentais é destinado a jovens e adultos que já atuam na área de aquicultura ornamental ou que desejam ingressar na atividade. É destinado a Aquaristas iniciantes ou experientes que pretendem fazer da experiência do hobby, uma atividade comercial. É ainda uma possibilidade para autônomos, estudantes, empresários e demais interessados para buscar uma capacitação técnica e futuramente iniciar uma atividade produtiva e lucrativa. O curso será oferecido na modalidade à distância, com conteúdos através de videoaulas, videoconferências ao vivo e material didático selecionado para cada módulo. A interação entre os participantes e professores será através de plataforma virtual com fóruns de discussão e chat ao vivo. As aulas “práticas” serão ministradas em diferentes propriedades onde os detalhes de manejo, produção e dicas de cultivo serão repassados aos participantes através dos vídeos. O curso é dividido em três módulos e ao final de cada módulo o participante receberá instruções de como elaborar um projeto de atuação profissional relacionado à área. Ao final do curso, o participante conhecerá cada uma das áreas relacionadas à aquicultura ornamental e aquariofilia e poderá ingressar neste amplo mercado de trabalho.
O curso de formação inicial e continuada na modalidade EAD de Aquicultor: Produção Comercial de Peixes Ornamentais é destinado a jovens e adultos que já atuam na área de aquicultura ornamental ou que desejam ingressar na atividade. É destinado a Aquaristas iniciantes ou experientes que pretendem fazer da experiência do hobby, uma atividade comercial. É ainda uma possibilidade para autônomos, estudantes, empresários e demais interessados para buscar uma capacitação técnica e futuramente iniciar uma atividade produtiva e lucrativa. O curso será oferecido na modalidade à distância, com conteúdos através de videoaulas, videoconferências ao vivo e material didático selecionado para cada módulo. A interação entre os participantes e professores será através de plataforma virtual com fóruns de discussão e chat ao vivo. As aulas “práticas” serão ministradas em diferentes propriedades onde os detalhes de manejo, produção e dicas de cultivo serão repassados aos participantes através dos vídeos. O curso é dividido em três módulos e ao final de cada módulo o participante receberá instruções de como elaborar um projeto de atuação profissional relacionado à área. Ao final do curso, o participante conhecerá cada uma das áreas relacionadas à aquicultura ornamental e aquariofilia e poderá ingressar neste amplo mercado de trabalho.
O curso de formação inicial e continuada na modalidade EAD de Aquicultor: Produção Comercial de Peixes Ornamentais é destinado a jovens e adultos que já atuam na área de aquicultura ornamental ou que desejam ingressar na atividade. É destinado a Aquaristas iniciantes ou experientes que pretendem fazer da experiência do hobby, uma atividade comercial. É ainda uma possibilidade para autônomos, estudantes, empresários e demais interessados para buscar uma capacitação técnica e futuramente iniciar uma atividade produtiva e lucrativa. O curso será oferecido na modalidade à distância, com conteúdos através de videoaulas, videoconferências ao vivo e material didático selecionado para cada módulo. A interação entre os participantes e professores será através de plataforma virtual com fóruns de discussão e chat ao vivo. As aulas “práticas” serão ministradas em diferentes propriedades onde os detalhes de manejo, produção e dicas de cultivo serão repassados aos participantes através dos vídeos. O curso é dividido em três módulos e ao final de cada módulo o participante receberá instruções de como elaborar um projeto de atuação profissional relacionado à área. Ao final do curso, o participante conhecerá cada uma das áreas relacionadas à aquicultura ornamental e aquariofilia e poderá ingressar neste amplo mercado de trabalho.
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AQUICULTURA ORNAMENTAL
A Atenção à Saúde da Pessoa Privada de Liberdade é o tema deste módulo que contempla desde a caracterização geral da população penitenciária, perpassando pelas principais políticas públicas voltadas para essa população, além de considerar reflexões penitentes para os profissionais da Atenção Primária à Saúde. A Atenção Básica desenvolve um papel fundamental junto a essas políticas, possibilitando atenção e assistência de forma adequada, promovendo a saúde e prevenindo doenças e agravos junto às pessoas privadas de liberdade. Assim, reconhecer a amplitude desse tema, atentar-se para as necessidades de saúde da população penitenciária, assim como aproximar o profissional de saúde do tema e desses indivíduos, estão entre as contribuições deste módulo.
O acesso à água é uma das bases na constituição da sociedade moderna pela sua utilização na manutenção da vida, na indústria e na agropecuária. O Brasil apresenta cerca de 12% das reservas de água doce do planeta, sendo necessário a formação de profissionais que compreendam e utilizem a potencialidade deste recurso. Além disso, devido as alterações dos parâmetros climáticos, torna-se necessário a coleta de água de forma a promover a sustentabilidade e amortizar os efeitos locais de períodos de seca. As Estações de Tratamento de Água (ETAs) são iniciativas que viabilizam a utilização da água bruta na indústria, na agropecuária e diretamente pela população. Essas estações estão sendo cada vez mais descentralizadas para se evitar perdas no transporte como para atender as demandas locais mais eficientemente. A proliferação dessas ETAs requer a formação de uma mão-de-obra preparada para esses postos de trabalhos, na qual esse documento visa contribuir com a proposta de formação do Auxiliar de Operação da Estação de Tratamento de Águas.
O acesso à água é uma das bases na constituição da sociedade moderna pela sua utilização na manutenção da vida, na indústria e na agropecuária. O Brasil apresenta cerca de 12% das reservas de água doce do planeta, sendo necessário a formação de profissionais que compreendam e utilizem a potencialidade deste recurso. Além disso, devido as alterações dos parâmetros climáticos, torna-se necessário a coleta de água de forma a promover a sustentabilidade e amortizar os efeitos locais de períodos de seca. As Estações de Tratamento de Água (ETAs) são iniciativas que viabilizam a utilização da água bruta na indústria, na agropecuária e diretamente pela população. Essas estações estão sendo cada vez mais descentralizadas para se evitar perdas no transporte como para atender as demandas locais mais eficientemente. A proliferação dessas ETAs requer a formação de uma mão-de-obra preparada para esses postos de trabalhos, na qual esse documento visa contribuir com a proposta de formação do Auxiliar de Operação da Estação de Tratamento de Águas.
O acesso à água é uma das bases na constituição da sociedade moderna pela sua utilização na manutenção da vida, na indústria e na agropecuária. O Brasil apresenta cerca de 12% das reservas de água doce do planeta, sendo necessário a formação de profissionais que compreendam e utilizem a potencialidade deste recurso. Além disso, devido as alterações dos parâmetros climáticos, torna-se necessário a coleta de água de forma a promover a sustentabilidade e amortizar os efeitos locais de períodos de seca. As Estações de Tratamento de Água (ETAs) são iniciativas que viabilizam a utilização da água bruta na indústria, na agropecuária e diretamente pela população. Essas estações estão sendo cada vez mais descentralizadas para se evitar perdas no transporte como para atender as demandas locais mais eficientemente. A proliferação dessas ETAs requer a formação de uma mão-de-obra preparada para esses postos de trabalhos, na qual esse documento visa contribuir com a proposta de formação do Auxiliar de Operação da Estação de Tratamento de Águas.
O acesso à água é uma das bases na constituição da sociedade moderna pela sua utilização na manutenção da vida, na indústria e na agropecuária. O Brasil apresenta cerca de 12% das reservas de água doce do planeta, sendo necessário a formação de profissionais que compreendam e utilizem a potencialidade deste recurso. Além disso, devido as alterações dos parâmetros climáticos, torna-se necessário a coleta de água de forma a promover a sustentabilidade e amortizar os efeitos locais de períodos de seca. As Estações de Tratamento de Água (ETAs) são iniciativas que viabilizam a utilização da água bruta na indústria, na agropecuária e diretamente pela população. Essas estações estão sendo cada vez mais descentralizadas para se evitar perdas no transporte como para atender as demandas locais mais eficientemente. A proliferação dessas ETAs requer a formação de uma mão-de-obra preparada para esses postos de trabalhos, na qual esse documento visa contribuir com a proposta de formação do Auxiliar de Operação da Estação de Tratamento de Águas.
O acesso à água é uma das bases na constituição da sociedade moderna pela sua utilização na manutenção da vida, na indústria e na agropecuária. O Brasil apresenta cerca de 12% das reservas de água doce do planeta, sendo necessário a formação de profissionais que compreendam e utilizem a potencialidade deste recurso. Além disso, devido as alterações dos parâmetros climáticos, torna-se necessário a coleta de água de forma a promover a sustentabilidade e amortizar os efeitos locais de períodos de seca. As Estações de Tratamento de Água (ETAs) são iniciativas que viabilizam a utilização da água bruta na indústria, na agropecuária e diretamente pela população. Essas estações estão sendo cada vez mais descentralizadas para se evitar perdas no transporte como para atender as demandas locais mais eficientemente. A proliferação dessas ETAs requer a formação de uma mão-de-obra preparada para esses postos de trabalhos, na qual esse documento visa contribuir com a proposta de formação do Auxiliar de Operação da Estação de Tratamento de Águas.
O acesso à água é uma das bases na constituição da sociedade moderna pela sua utilização na manutenção da vida, na indústria e na agropecuária. O Brasil apresenta cerca de 12% das reservas de água doce do planeta, sendo necessário a formação de profissionais que compreendam e utilizem a potencialidade deste recurso. Além disso, devido as alterações dos parâmetros climáticos, torna-se necessário a coleta de água de forma a promover a sustentabilidade e amortizar os efeitos locais de períodos de seca. As Estações de Tratamento de Água (ETAs) são iniciativas que viabilizam a utilização da água bruta na indústria, na agropecuária e diretamente pela população. Essas estações estão sendo cada vez mais descentralizadas para se evitar perdas no transporte como para atender as demandas locais mais eficientemente. A proliferação dessas ETAs requer a formação de uma mão-de-obra preparada para esses postos de trabalhos, na qual esse documento visa contribuir com a proposta de formação do Auxiliar de Operação da Estação de Tratamento de Águas.
Este curso busca promover informações quanto aos aspectos relacionados aos benefícios da oferta de ômega-3 na alimentação.
O módulo Conceitos Básicos do Exame de Radiografia de Tórax tem por objetivo apresentar algumas noções da técnica do exame de radiografia de tórax, como ele é realizado e como se formam as imagens radiográficas, revisar a anatomia básica aplicadas ao exame radiográfico do tórax e expor o aspecto radiográfico de algumas patologias mais comumente encontradas na radiografia de tórax.
Este Módulo objetiva levar você a conhecer um pouco mais a Educação a Distância (EaD), sua história e seus fundamentos. Vamos aprender sobre as modalidades da EaD existentes e a importância da mediação de tecnologias de informação e comunicação como grandes facilitadoras dos processos de ensino e aprendizagem. Utilizar a mediação tecnológica não é difícil, ela se constitui por meio do desenvolvimento de algumas competências básicas. Você saberá mais sobre a “sala de aula virtual”, o AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Como a preceptoria tem papel fundamental e estratégico na Educação no campo da Saúde, analisaremos criticamente as possibilidades de aplicação da mediação tecnológica, essência da EaD.
Este curso fornece informações quanto aos aspectos relacionados ao consumo de alimentação orgânica.
Este curso visa informar quanto a orientações nutricionais que auxiliem no tratamento do paciente idoso.
Este curso busca promover informações quanto aos cuidados nutricionais na Doença Celíaca.
Este curso fornece informações quanto aos aspectos nutricionais e às funções dos alimentos a respeito dos cuidados nutricionais nas doenças renais.
As contribuições freirianas sobre o uso da imagem visual e sua utilização na prática educativa em Geografia. A imagem visual é produtora de conhecimento geográfico, e, portanto, seu uso deve ultrapassar a condição de mera ilustração. Logo, o atual status da imagem visual pode ser superado na Geografia a partir de sua produção associada a produção de conhecimento geográfico.
Aprofundamento teórico-metodológico de temas relativos à criação de conselhos, sua função como instrumento de participação social nas esferas institucionais e como modo de organização e de intervenção da população civil na esfera pública. Reflexão sobre políticas públicas, voltadas especialmente para pessoas idosas, tendo em vista a sua relação com a garantia e manutenção de direitos sociais.
A contação de história tem sido cada vez mais reconhecida como uma prática pedagógica de mediação estética elúdica que auxilia o/a professor/a a: sensibilizar para a linguagem literária, instaurar um espaço lúdico, formaro/a leitor/a, desenvolver a oralidade, explorar algum conteúdo curricular, divulgar diferentes formas de pensar econceber o mundo, promover o conhecimento de diversos povos e culturas. Com base nos pressupostos teóricosdos estudos sobre raça e literatura infantil, acreditamos que uma adequada mediação literária, por meio da contação de histórias que tematiza as relações étnico-raciais, poderia contribuir, por um lado, para o letramentoliterário das crianças e, por outro, para uma educação antirracista e mais humana. Dessa forma, o objetivo deste curso é, em sistema de colaboração universidade-escola, contribuir para promover a leitura literária, compreendendo a literatura como direito de todos/as, e a equidade racial na educação básica. O curso, realizado em formato remoto, é voltado para docentes em formação inicial e continuada e tem como foco a prática de contação de histórias de livros de literatura infantil que tematizam as culturas africanas e afro-brasileiras. Por fim, sinaliza-se que este curso trata-se de uma das etapas do Projeto de Extensão – "Contação de histórias africanas e afro-brasileiras: uma proposta de educação para as relações étnico-raciais e a formação do leitor literário na escola" – aprovado pelo Edital 004/2020 PROEX/UFRN.
O Estado brasileiro vem ao longo das últimas décadas buscando modernizar a administração pública, de modo a melhorar a entrega de produtos e serviços à população. Para isso, os modelos de gestão devem dar conta de maximizar os recursos públicos garantindo a transparência na sua aplicação. É assim que o planejamento governamental se constitui “em instrumento essencial para transpor a tendência imediatista e desestruturadora do cotidiano administrativo, estabelecendo ponte entre as ações de curto prazo e a visão de futuro materializada” (BRASIL, 2010). No ciclo geral de planejamento de um ente federado, observam-se os instrumentos Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA). Bem como os relatórios fiscais e quadrimestrais, os quais institucionalizam o planejamento governamental.
No âmbito da saúde, o Decreto n° 7.508, de 28 de junho de 2011 e Lei Complementar n° 141, de 13 de janeiro de 2012, foram responsáveis por reforçar a importância do planejamento em saúde na agenda do gestor em razão das inovações políticas, gestoras e assistenciais demandadas por esse novo momento na administração pública. Essas normas foram importantes para o aprimoramento de instrumentos já consolidados no planejamento e gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e de construção de novos processos e novas ferramentas de apoio ao planejamento na saúde (BRASIL, 2016). O conjunto desses instrumentos é, portanto, o objeto deste curso de atualização.
O planejamento no SUS é uma função gestora que expressa as responsabilidades dos gestores de cada esfera de governo em relação à saúde da sua população. A tarefa de planejar irá exigir conhecimento técnico para o desenvolvimento dos instrumentos e ferramentas necessários à condução desse processo. O público de interesse para o curso serão os gestores e equipes técnicas dos municípios, considerando que, no conjunto de 5.570 municípios, há um grande número deles com menos de 50 mil habitantes. Apesar de pequenos, geram uma grande responsabilidade para gestores municipais com relação à saúde de sua população, visto que a Constituição Federal de 1988 (CF/88) garantiu a autonomia dos entes federados, tornando os municípios autônomos em relação ao governo do Estado e da União (CONASEMS, 2021).
Esses gestores enfrentam grandes desafios gerenciais, pois devem responder às novas necessidades de saúde decorrentes das alterações no perfil demográfico com aumento da população idosa, aumento expressivo das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), ressurgimento de algumas doenças infectocontagiosas, altas taxas de mortalidade por causas externas, dentre outros. Esses problemas devem ser enfrentados, ainda, em um contexto de gestão que envolve parcos recursos financeiros disponíveis, equipes reduzidas e, muitas vezes, pouco qualificadas para conduzir esse protagonismo do município a partir da CF/88 (CONASEMS, 2021).
Diante desse contexto é que se insere a proposta desse Curso de Atualização denominado “Curso Prático de Elaboração dos Instrumentos de Planejamento do SUS para Municípios”, voltado a profissionais da gestão de municípios de pequeno porte. Será ofertado na modalidade de Ensino à Distância para possibilitar o alcance desse público – eliminando as barreiras geográficas – dado que os municípios estão localizados no interior do estado.
BRASIL. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Indicadores de programas: Guia Metodológico. Brasília : MP, 2010. 128 p.
BRASIL. Ministério da Saúde. Manual de planejamento no SUS / Ministério da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz. – 1. ed., rev. – Brasília: Ministério da Saúde, 2016a. 138 p.
CONASEMS. Manual do(a) gestor(a) Municipal do SUS - diálogos no cotidiano. 2ª Edição digital - Revisada e ampliada – 2021. 440 p.
Este curso fornece informações quanto aos perigos encontrados ao se tornar adepto de dietas da moda.
Este curso busca promover informações quanto às características das Dietas Enterais.
Este curso busca fornecer informações quanto aos aspectos relacionados à educação alimentar e nutricional.
O módulo traz a discussão da Educação Interprofissional em Saúde como abordagem estratégia no contexto da reorientação da formação e do trabalho em saúde, apresentando seu histórico, bases teórico-conceituais e metodológicas e as competências que podem ser pensadas em iniciativas de Educação Interprofissional em Saúde. A proposta do módulo é fazer esse debate em permanente articulação com a realidade da formação e do trabalho em saúde, estimulando o pensamento crítico, reflexivo por meio da aprendizagem significativa dos alunos, reforçando o compromisso político de fortalecimento e consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS).
El módulo trae la discusión de la Educación Interprofesional en Salud como abordaje estratégico en el contexto de la reorientación de la formación y del trabajo en salud, presentando su histórico, bases teórico-conceptuales y metodológicas, y las competencias que pueden ser pensadas en iniciativas de Educación Interprofesional en Salud. La propuesta del módulo es promover ese debate en permanente articulación con la realidad de la formación y del trabajo en salud, estimulando el pensamiento crítico, reflexivo por medio del aprendizaje significativo de los alumnos, reforzando el compromiso político de fortalecimiento y consolidación del Sistema Único de Salud (SUS).
A estimulação precoce representa uma importante ação para o cuidado às crianças com microcefalia. Profissionais da atenção à saúde têm papel fundamental no acompanhamento da intervenção clínico-terapêutica e na orientação às famílias.
O curso aborda questões desde a visão geral sobre o desenvolvimento infantil, passando pela importância de estimulação precoce, da equipe multiprofissional e da família no cuidado da criança com microcefalia; até temas relacionados ao desenvolvimento (auditivo, visual, motor, das funções manuais, da cognição e linguagem) e tipos de estimulação.
Este módulo é dedicado à disponibilização de conhecimentos e informações acerca da gestão documental. Serão abordados aspectos gerais da gestão de documentos, incluindo: objetivos e importância, breve histórico da capacitação referente a essa atividade no âmbito do Ministério da Saúde, noções de Arquivologia, valores documentais, conceito, classificação, avaliação, transferência e eliminação de documentos, dentre outros. Além disso, o curso pretende fazer com que as pessoas que trabalham com documentos de arquivo consigam se perceber como atores no processo de gestão documental, bem como facilitar e aperfeiçoar a sua atuação nesse sentido e subsidiar as suas decisões quanto ao trato com os documentos. São ainda apresentadas orientações relativas à assistência técnica ofertada pela Coordenação de Arquivo e disponibilizada às unidades do Ministério da Saúde instaladas em Brasília.
Este curso fornece informações quanto aos riscos de uma contaminação microbiológica decorrentes da má higienização dos alimentos.
O curso de formação inicial e continuada na modalidade EAD de Horticultor orgânico tem como objetivo que o estudante conheça sobre os seguintes temas: Introdução à Horticultura (história e importância socioeconômica e ambiental da agricultura orgânica), A parte viva do solo, Técnicas Conservacionistas do Solo, Preparo e Produção de Mudas, Fitossanidade, Tratos Culturais Sustentáveis, Colheita e Pós Colheita, Tipos de culturas (alface, coentro, pimentão etc), Mostra de Confecção de canteiros e Confecção de Pomar
O curso de formação inicial e continuada na modalidade EAD de Horticultor orgânico tem como objetivo que o estudante conheça sobre os seguintes temas: Introdução à Horticultura (história e importância socioeconômica e ambiental da agricultura orgânica), A parte viva do solo, Técnicas Conservacionistas do Solo, Preparo e Produção de Mudas, Fitossanidade, Tratos Culturais Sustentáveis, Colheita e Pós Colheita, Tipos de culturas (alface, coentro, pimentão etc), Mostra de Confecção de canteiros e Confecção de Pomar
O curso de formação inicial e continuada na modalidade EAD de Horticultor orgânico tem como objetivo que o estudante conheça sobre os seguintes temas: Introdução à Horticultura (história e importância socioeconômica e ambiental da agricultura orgânica), A parte viva do solo, Técnicas Conservacionistas do Solo, Preparo e Produção de Mudas, Fitossanidade, Tratos Culturais Sustentáveis, Colheita e Pós Colheita, Tipos de culturas (alface, coentro, pimentão etc), Mostra de Confecção de canteiros e Confecção de Pomar
O curso de formação inicial e continuada na modalidade EAD de Horticultor orgânico tem como objetivo que o estudante conheça sobre os seguintes temas: Introdução à Horticultura (história e importância socioeconômica e ambiental da agricultura orgânica), A parte viva do solo, Técnicas Conservacionistas do Solo, Preparo e Produção de Mudas, Fitossanidade, Tratos Culturais Sustentáveis, Colheita e Pós Colheita, Tipos de culturas (alface, coentro, pimentão etc), Mostra de Confecção de canteiros e Confecção de Pomar
O curso de formação inicial e continuada na modalidade EAD de Horticultor orgânico tem como objetivo que o estudante conheça sobre os seguintes temas: Introdução à Horticultura (história e importância socioeconômica e ambiental da agricultura orgânica), A parte viva do solo, Técnicas Conservacionistas do Solo, Preparo e Produção de Mudas, Fitossanidade, Tratos Culturais Sustentáveis, Colheita e Pós Colheita, Tipos de culturas (alface, coentro, pimentão etc), Mostra de Confecção de canteiros e Confecção de Pomar
O curso de formação inicial e continuada na modalidade EAD de Horticultor orgânico tem como objetivo que o estudante conheça sobre os seguintes temas: Introdução à Horticultura (história e importância socioeconômica e ambiental da agricultura orgânica), A parte viva do solo, Técnicas Conservacionistas do Solo, Preparo e Produção de Mudas, Fitossanidade, Tratos Culturais Sustentáveis, Colheita e Pós Colheita, Tipos de culturas (alface, coentro, pimentão etc), Mostra de Confecção de canteiros e Confecção de Pomar
O curso de formação inicial e continuada na modalidade EAD de Horticultor orgânico tem como objetivo que o estudante conheça sobre os seguintes temas: Introdução à Horticultura (história e importância socioeconômica e ambiental da agricultura orgânica), A parte viva do solo, Técnicas Conservacionistas do Solo, Preparo e Produção de Mudas, Fitossanidade, Tratos Culturais Sustentáveis, Colheita e Pós Colheita, Tipos de culturas (alface, coentro, pimentão etc), Mostra de Confecção de canteiros e Confecção de Pomar
Este curso visa fornecer informações quanto aos aspectos nutricionais na Intolerância à Lactose.
o conteúdo deste módulo é voltado para profissionais dos serviços de saúde que necessitam se capacitar acerca de assuntos relacionados à segurança e saúde do trabalho, de acordo com a Norma Regulamentadora nº 32 do Ministério do Trabalho e Emprego – NR-32.
Neste módulo, temos a oportunidade de conhecer a história do Método Canguru e as transformações ocorridas ao longo dos seus quinze anos de existência. Em seguida, é apresentada a Norma de Atenção Humanizada ao recém-nascido de baixo peso, ou seja, aspectos técnicos e operacionais do Método Canguru. Além disso, são apresentados aspectos psicoafetivos e comportamentais do prematuro na família, a formação do vínculo afetivo e as principais patologias psíquicas encontradas no pós-parto imediato e tardio.
O módulo Noções básicas de radiografia do sistema musculoesquelético tem por objetivo apresentar noções de como a radiografia do sistema musculoesquelético é realizada e também como é possível avaliar a qualidade técnica do exame, revisar a anatomia básica e os aspectos radiográficos de algumas patologias mais comuns nas principais articulações do sistema musculoesquelético e discutir sobre o correto preenchimento da solicitação médica do exame, especialmente nos casos em que este será avaliado por outro profissional, o radiologista.
Este curso fornece informações quanto aos aspectos nutricionais que auxiliem no tratamento do Câncer Pediátrico.
O presente mini curso discute a importância da nutrição na adolescência e as relaçãoes da saúde do adolescente.
Este mini curso busca esclarecer a importância da nutrição adequada para a criança autista.
Este curso visa prover conhecimento quanto aos aspectos nutricionais, às funções e aos efeitos da Nutrição no Esporte.
Este curso busca promover informações quanto aos aspectos nutricionais que auxiliem no tratamento do Hiper e Hipotireoidismo.
Este curso fornece informações quanto aos aspectos nutricionais que auxiliem no tratamento e na prevenção da Hipertensão Arterial.
Este curso busca promover informações quanto aos aspectos nutricionais que auxiliem no tratamento e na prevenção da Obesidade.
Este curso fornece orientações nutricionais que auxiliem no tratamento e na prevenção das doenças que afetam o sistema cardiovascular.
Este mini curso fornece orientações nutricionais que auxiliem no tratamento e na prevenção das doenças que afetam o sistema cardiovascular.
Este módulo fornece orientações nutricionais que auxiliem no tratamento e na prevenção das doenças que afetam a saúde dos ossos.
Este mini curso fornece informações quanto a orientações nutricionais que auxiliem no tratamento e na prevenção do diabetes mellitus.
A expressão “pescado”, segundo o Art. 205 do Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (RIISPOA), faz referência aos alimentos de meio aquático que compõe a alimentação humana. Exemplos de pescado são: os moluscos, peixes, anfíbios, crustáceos, mamíferos, algas e répteis de água salgada ou doce (BRASIL, 2017). Entretanto, o pescado consumido no país encontra-se abaixo do nível recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) de 12 kg/ano (FAO, 2016), apesar da crescente produção de peixes. Esse déficit é atribuído à falta de tradição por parte dos consumidores, como também as falhas da indústria processadora em não oferecer produtos de conveniência e de fácil preparo (BRABO et al., 2016). O curso de Operador de Beneficiamento de Pescado tem uma carga-horária de 200 horas e será realizado à distância. Faz parte do projeto NOVOS CAMINHOS, do governo Fedral, sendo do eixo tecnológico de Produção Alimentícia, segundo o Catálogo Nacional de Cursos de Formação Inicial Continuada (FIC/MEC). O Profissional formado em Beneficiamento do Pescado, reealiza o manejo pós-captura, processamento e conservação do pescado. Esteriliza instalações e equipamentos na indústria do pescado. Seleciona e processa o pescado como matéria-prima. Observa as boas práticas de fabricação na etapa de processamento. Realiza processos de filetagem e cortes de pescado, congelamento, embalagem e armazenamento. O curso terá 100 (cem) vagas e será realizado de junho a dezzembro de 2020 à distância pela plataforma do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), da Secretaria de Ensino à Distância (SEDIS), da UFRN. O curso terá uma amplitude nacional, tendo como publico alvo : Estudantes que estejam cursando ou tenham concluído o ensino fundamental de acordo com o Guia/Catálogo Nacional de Cursos FIC, trabalhadores na indústria de processamento do Pescado, Trabalhadores em peixarias, restaurantes e supermercados, Cooperativas e Associações de aquicultores e pescadores, Marisqueiras, Feirantes, Algicultores, agricultores e outros profissionais dos setores de agroindústria, aquicultura, agropecuária e de alimentos. O curso será através de videoaulas com duração máxima de 3o minutos, sendo duas videoaulas por jornada. Os vídeos serão disponibilizados sempre a noite. Assim, espera-se a formação de operadores de beneficiamento do pescado com a função de agregar valor, aumentar a vida útil e aproveitar integralmente o produto, tornando a cadeia do pescado mais lucrativa e reduzindo a quantidade de resíduos provenientes da pesca e aquicultura bem como, aumentando a lucratividade através do marketing e do empreendedorismo dos produtos beneficiados.
A expressão “pescado”, segundo o Art. 205 do Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (RIISPOA), faz referência aos alimentos de meio aquático que compõe a alimentação humana. Exemplos de pescado são: os moluscos, peixes, anfíbios, crustáceos, mamíferos, algas e répteis de água salgada ou doce (BRASIL, 2017). Entretanto, o pescado consumido no país encontra-se abaixo do nível recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) de 12 kg/ano (FAO, 2016), apesar da crescente produção de peixes. Esse déficit é atribuído à falta de tradição por parte dos consumidores, como também as falhas da indústria processadora em não oferecer produtos de conveniência e de fácil preparo (BRABO et al., 2016). O curso de Operador de Beneficiamento de Pescado tem uma carga-horária de 200 horas e será realizado à distância. Faz parte do projeto NOVOS CAMINHOS, do governo Fedral, sendo do eixo tecnológico de Produção Alimentícia, segundo o Catálogo Nacional de Cursos de Formação Inicial Continuada (FIC/MEC). O Profissional formado em Beneficiamento do Pescado, reealiza o manejo pós-captura, processamento e conservação do pescado. Esteriliza instalações e equipamentos na indústria do pescado. Seleciona e processa o pescado como matéria-prima. Observa as boas práticas de fabricação na etapa de processamento. Realiza processos de filetagem e cortes de pescado, congelamento, embalagem e armazenamento. O curso terá 100 (cem) vagas e será realizado de junho a dezzembro de 2020 à distância pela plataforma do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), da Secretaria de Ensino à Distância (SEDIS), da UFRN. O curso terá uma amplitude nacional, tendo como publico alvo : Estudantes que estejam cursando ou tenham concluído o ensino fundamental de acordo com o Guia/Catálogo Nacional de Cursos FIC, trabalhadores na indústria de processamento do Pescado, Trabalhadores em peixarias, restaurantes e supermercados, Cooperativas e Associações de aquicultores e pescadores, Marisqueiras, Feirantes, Algicultores, agricultores e outros profissionais dos setores de agroindústria, aquicultura, agropecuária e de alimentos. O curso será através de videoaulas com duração máxima de 3o minutos, sendo duas videoaulas por jornada. Os vídeos serão disponibilizados sempre a noite. Assim, espera-se a formação de operadores de beneficiamento do pescado com a função de agregar valor, aumentar a vida útil e aproveitar integralmente o produto, tornando a cadeia do pescado mais lucrativa e reduzindo a quantidade de resíduos provenientes da pesca e aquicultura bem como, aumentando a lucratividade através do marketing e do empreendedorismo dos produtos beneficiados.
A expressão “pescado”, segundo o Art. 205 do Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (RIISPOA), faz referência aos alimentos de meio aquático que compõe a alimentação humana. Exemplos de pescado são: os moluscos, peixes, anfíbios, crustáceos, mamíferos, algas e répteis de água salgada ou doce (BRASIL, 2017). Entretanto, o pescado consumido no país encontra-se abaixo do nível recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) de 12 kg/ano (FAO, 2016), apesar da crescente produção de peixes. Esse déficit é atribuído à falta de tradição por parte dos consumidores, como também as falhas da indústria processadora em não oferecer produtos de conveniência e de fácil preparo (BRABO et al., 2016). O curso de Operador de Beneficiamento de Pescado tem uma carga-horária de 200 horas e será realizado à distância. Faz parte do projeto NOVOS CAMINHOS, do governo Fedral, sendo do eixo tecnológico de Produção Alimentícia, segundo o Catálogo Nacional de Cursos de Formação Inicial Continuada (FIC/MEC). O Profissional formado em Beneficiamento do Pescado, reealiza o manejo pós-captura, processamento e conservação do pescado. Esteriliza instalações e equipamentos na indústria do pescado. Seleciona e processa o pescado como matéria-prima. Observa as boas práticas de fabricação na etapa de processamento. Realiza processos de filetagem e cortes de pescado, congelamento, embalagem e armazenamento. O curso terá 100 (cem) vagas e será realizado de junho a dezzembro de 2020 à distância pela plataforma do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), da Secretaria de Ensino à Distância (SEDIS), da UFRN. O curso terá uma amplitude nacional, tendo como publico alvo : Estudantes que estejam cursando ou tenham concluído o ensino fundamental de acordo com o Guia/Catálogo Nacional de Cursos FIC, trabalhadores na indústria de processamento do Pescado, Trabalhadores em peixarias, restaurantes e supermercados, Cooperativas e Associações de aquicultores e pescadores, Marisqueiras, Feirantes, Algicultores, agricultores e outros profissionais dos setores de agroindústria, aquicultura, agropecuária e de alimentos. O curso será através de videoaulas com duração máxima de 3o minutos, sendo duas videoaulas por jornada. Os vídeos serão disponibilizados sempre a noite. Assim, espera-se a formação de operadores de beneficiamento do pescado com a função de agregar valor, aumentar a vida útil e aproveitar integralmente o produto, tornando a cadeia do pescado mais lucrativa e reduzindo a quantidade de resíduos provenientes da pesca e aquicultura bem como, aumentando a lucratividade através do marketing e do empreendedorismo dos produtos beneficiados.
A expressão “pescado”, segundo o Art. 205 do Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (RIISPOA), faz referência aos alimentos de meio aquático que compõe a alimentação humana. Exemplos de pescado são: os moluscos, peixes, anfíbios, crustáceos, mamíferos, algas e répteis de água salgada ou doce (BRASIL, 2017). Entretanto, o pescado consumido no país encontra-se abaixo do nível recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) de 12 kg/ano (FAO, 2016), apesar da crescente produção de peixes. Esse déficit é atribuído à falta de tradição por parte dos consumidores, como também as falhas da indústria processadora em não oferecer produtos de conveniência e de fácil preparo (BRABO et al., 2016). O curso de Operador de Beneficiamento de Pescado tem uma carga-horária de 200 horas e será realizado à distância. Faz parte do projeto NOVOS CAMINHOS, do governo Fedral, sendo do eixo tecnológico de Produção Alimentícia, segundo o Catálogo Nacional de Cursos de Formação Inicial Continuada (FIC/MEC). O Profissional formado em Beneficiamento do Pescado, reealiza o manejo pós-captura, processamento e conservação do pescado. Esteriliza instalações e equipamentos na indústria do pescado. Seleciona e processa o pescado como matéria-prima. Observa as boas práticas de fabricação na etapa de processamento. Realiza processos de filetagem e cortes de pescado, congelamento, embalagem e armazenamento. O curso terá 100 (cem) vagas e será realizado de junho a dezzembro de 2020 à distância pela plataforma do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), da Secretaria de Ensino à Distância (SEDIS), da UFRN. O curso terá uma amplitude nacional, tendo como publico alvo : Estudantes que estejam cursando ou tenham concluído o ensino fundamental de acordo com o Guia/Catálogo Nacional de Cursos FIC, trabalhadores na indústria de processamento do Pescado, Trabalhadores em peixarias, restaurantes e supermercados, Cooperativas e Associações de aquicultores e pescadores, Marisqueiras, Feirantes, Algicultores, agricultores e outros profissionais dos setores de agroindústria, aquicultura, agropecuária e de alimentos. O curso será através de videoaulas com duração máxima de 3o minutos, sendo duas videoaulas por jornada. Os vídeos serão disponibilizados sempre a noite. Assim, espera-se a formação de operadores de beneficiamento do pescado com a função de agregar valor, aumentar a vida útil e aproveitar integralmente o produto, tornando a cadeia do pescado mais lucrativa e reduzindo a quantidade de resíduos provenientes da pesca e aquicultura bem como, aumentando a lucratividade através do marketing e do empreendedorismo dos produtos beneficiados.
A expressão “pescado”, segundo o Art. 205 do Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (RIISPOA), faz referência aos alimentos de meio aquático que compõe a alimentação humana. Exemplos de pescado são: os moluscos, peixes, anfíbios, crustáceos, mamíferos, algas e répteis de água salgada ou doce (BRASIL, 2017). Entretanto, o pescado consumido no país encontra-se abaixo do nível recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) de 12 kg/ano (FAO, 2016), apesar da crescente produção de peixes. Esse déficit é atribuído à falta de tradição por parte dos consumidores, como também as falhas da indústria processadora em não oferecer produtos de conveniência e de fácil preparo (BRABO et al., 2016). O curso de Operador de Beneficiamento de Pescado tem uma carga-horária de 200 horas e será realizado à distância. Faz parte do projeto NOVOS CAMINHOS, do governo Fedral, sendo do eixo tecnológico de Produção Alimentícia, segundo o Catálogo Nacional de Cursos de Formação Inicial Continuada (FIC/MEC). O Profissional formado em Beneficiamento do Pescado, reealiza o manejo pós-captura, processamento e conservação do pescado. Esteriliza instalações e equipamentos na indústria do pescado. Seleciona e processa o pescado como matéria-prima. Observa as boas práticas de fabricação na etapa de processamento. Realiza processos de filetagem e cortes de pescado, congelamento, embalagem e armazenamento. O curso terá 100 (cem) vagas e será realizado de junho a dezzembro de 2020 à distância pela plataforma do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), da Secretaria de Ensino à Distância (SEDIS), da UFRN. O curso terá uma amplitude nacional, tendo como publico alvo : Estudantes que estejam cursando ou tenham concluído o ensino fundamental de acordo com o Guia/Catálogo Nacional de Cursos FIC, trabalhadores na indústria de processamento do Pescado, Trabalhadores em peixarias, restaurantes e supermercados, Cooperativas e Associações de aquicultores e pescadores, Marisqueiras, Feirantes, Algicultores, agricultores e outros profissionais dos setores de agroindústria, aquicultura, agropecuária e de alimentos. O curso será através de videoaulas com duração máxima de 3o minutos, sendo duas videoaulas por jornada. Os vídeos serão disponibilizados sempre a noite. Assim, espera-se a formação de operadores de beneficiamento do pescado com a função de agregar valor, aumentar a vida útil e aproveitar integralmente o produto, tornando a cadeia do pescado mais lucrativa e reduzindo a quantidade de resíduos provenientes da pesca e aquicultura bem como, aumentando a lucratividade através do marketing e do empreendedorismo dos produtos beneficiados.
Este mini curso busca promover informações quanto aos aspectos relacionados aos chás e a suas propriedades funcionais.
Este mini curso busca promover informações quanto aos aspectos relacionados aos micronutrientes e às doenças carenciais.
Este curso é voltado para todos os pais, sejam eles biológicos, adotivos, padrastos e que queiram viver uma paternidade ativa e consciente. (ABERTO)
Curso Piscicultura - EAJ
O curso é destinado a pessoas que tenham interesse em: Conhecer os princípios do cultivo de peixes. Conceitos básicos, panorama, cadeia produtiva da piscicultura. Conhecer as características de espécies, anatomia externa, interna e fisiologia de peixes. Sistemas de produção, manejo e elaboração de projetos. Reprodução, nutrição, alimentação, processamento das principais espécies cultiváveis e mercado de pescado, além de noções para Gestão deste Agronegócio.
AQUICULTURA ORNAMENTAL
Este mini curso busca promover informações quanto aos aspectos relacionados aos Pré e Probióticos.
Curso voltado para o estudo do conceito de comportamento suicida, fatores de risco e proteção relacionados, contemplando a prevenção do suicídio de acordo com diferentes níveis de risco e aplicada em diferentes contextos, tais como educação, assistência social, atenção primária, atenção secundária, urgência e emergência e população indígena.
O Sistema Único de Saúde (SUS) define-se como o arranjo organizacional do Estado brasileiro que dá suporte à formulação e à implementação da Política Nacional de Saúde. Não se restringe a um sistema de prestação de serviços assistenciais, mas é complexo e busca articular ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, com ações de cura e reabilitação. Assenta-se em princípios doutrinários e diretrizes organizativas, que servem de linhas de base às proposições de reorganização dos serviços, das práticas de saúde e da formação dos profissionais de saúde. Assim, é fundamental compreender como esse sistema foi organizado política e socialmente enquanto direito e como os profissionais de saúde são agentes essenciais para a sobrevivência desse modelo de atenção à saúde. Este módulo, por sua vez, tem como objetivo apresentar de maneira crítico-reflexiva o histórico de constituição do SUS, seus princípios fundamentais, diretrizes organizativas e o papel dos trabalhadores da saúde como preceptores na formação dos futuros profissionais.
A aquicultura ao longo dos anos tem contribuído significativamente na geração de emprego, renda, na redução da pobreza e da fome no mundo. Além disso, como setor produtivo, a área vem se destacando como uma atividade sustentável e competitiva na produção de alimentos saudáveis (SIQUEIRA, 2017). Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), estima-se que somente em 2018, a produção de pescados no mundo alcançou o patamar de 179 milhões de toneladas, com um valor total de exportações de 401.000 milhões de dólares. Desse total produzido, 82 milhões de toneladas, ou seja, 250 milhões de dólares procediam da aquicultura. Em termos de representatividade, a atividade já é responsável por 46% da produção total e 52% do pescado destinado para consumo humano (FAO, 2020). E entre as atividades que integram o setor, a carcinicultura tem papel de grande importância, sendo uma atividade presente em diversos países e que tem grande representatividade econômica. Apesar dos grandes sistemas produtivos da carcinicultura marinha a carcinicultura de água doce vem ganhando espaço, no setor produtivo aquícola, sendo responsável pela geração de emprego e renda em diversos países. De acordo com dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO, 2020), a produção do mundial M. rosenbergii atingiu 234,4 mil toneladas em 2018. Em termos históricos, a espécie foi introduzida no Brasil na década de 80, onde foram trazidos reprodutores do Havaí (GTCAD, 2017). Sendo um animal que possui alto potencial reprodutivo, de crescimento rápido e uma boa resistência a doenças (NEW et al, 2010). Assim, a carcinicultura pode ser uma atividade muito rentável, quando usada da forma correta, com isso, conhecer esta atividade a partir de embasamento técnicos/cientificos pode auxiliar o produtor a não cair em armadilhas e iniciar um sistema produtivo de forma correta e fundamentada. O Objetivo deste curso é justamente proporcionar um embasamento tecnico aos que almejam realizar o cultivo do Macrobrachium rosenbergii. O curso visa trazer informações para que se tenha conhecimento da cadeia produtiva do macrobarchium rosenbergii.
O curso de formação inicial e continuada na modalidade EAD de Aquicultor é destinado a jovens e adultos que atuam na área de aquicultura ou que desejam ingressar na atividade e que buscam por uma capacitação técnica.
As aulas “práticas” serão ministradas em diferentes propriedades e laboratórios.
Ao final do curso, o participante conhecerá cada uma das áreas relacionadas à área do curso e poderá ingressar neste amplo mercado de trabalho.
O curso de formação inicial e continuada na modalidade EAD de Aquicultor é destinado a jovens e adultos que atuam na área de aquicultura ou que desejam ingressar na atividade e que buscam por uma capacitação técnica. As aulas “práticas” serão ministradas em diferentes propriedades e laboratórios. Ao final do curso, o participante conhecerá cada uma das áreas relacionadas à área do curso e poderá ingressar neste amplo mercado de trabalho.
O curso de formação inicial e continuada na modalidade EAD de Aquicultor é destinado a jovens e adultos que atuam na área de aquicultura ou que desejam ingressar na atividade e que buscam por uma capacitação técnica. As aulas “práticas” serão ministradas em diferentes propriedades e laboratórios. Ao final do curso, o participante conhecerá cada uma das áreas relacionadas à área do curso e poderá ingressar neste amplo mercado de trabalho.
O curso de formação inicial e continuada na modalidade EAD de Aquicultor é destinado a jovens e adultos que atuam na área de aquicultura ou que desejam ingressar na atividade e que buscam por uma capacitação técnica. As aulas “práticas” serão ministradas em diferentes propriedades e laboratórios. Ao final do curso, o participante conhecerá cada uma das áreas relacionadas à área do curso e poderá ingressar neste amplo mercado de trabalho.
O curso de formação inicial e continuada na modalidade EAD de Aquicultor é destinado a jovens e adultos que atuam na área de aquicultura ou que desejam ingressar na atividade e que buscam por uma capacitação técnica. As aulas “práticas” serão ministradas em diferentes propriedades e laboratórios. Ao final do curso, o participante conhecerá cada uma das áreas relacionadas à área do curso e poderá ingressar neste amplo mercado de trabalho.
Este curso fornece informações quanto aos aspectos relacionados a produtos industrializados e à importância de saber ler os rótulos dos alimentos.
Este módulo foi pensado para atender a crescente demanda de profissionais de saúde sobre como incluir os homens nos serviços.
O Módulo Segurança do Paciente tem como objetivo apresentar aos profissionais de saúde que atuam como preceptores os aspectos fundamentais que embasam o desenvolvimento da segurança do paciente, assim como as principais abordagens, estratégias e intervenções multidisciplinares para promoção de cuidados de saúde qualificados e seguros. Os conteúdos estão organizados em duas unidades, cada uma com três aulas. Na Unidade 1, “A compreensão da segurança do paciente e suas interfaces com a complexidade dos sistemas de saúde e os fatores humanos”, são abordadas as principais terminologias e o histórico da segurança do paciente e suas interfaces com a complexidade dos sistemas de saúde, bem como é feita a abordagem de fatores humanos para auxiliar os profissionais de saúde que atuam como preceptores a compreenderem os efeitos dessas interfaces sobre a qualidade e a segurança dos cuidados de saúde. Na Unidade 2, “Abordagens, estratégias e intervenções de qualidade e segurança do cuidado em saúde”, são apresentadas estratégias como, por exemplo, identificação dos erros para aprender com eles, e intervenções de segurança do paciente, como trabalho em equipe e comunicação eficazes, além de métodos de melhoria da qualidade.
Resumo: O presente curso tem como objetivo principal auxiliar os alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte a realizarem suas atividades discentes na Turma Virtual do SIGAA. |
O curso Suporte Básico de Vida está direcionado as ações de suporte básico de vida recomendadas pelo American Heart Association no atendimento às vítimas de parada cardiorrespiratória (PCR), parada respiratória (PR) e obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho (OVACE).
O curso Suporte Básico de Vida está direcionado as ações de suporte básico de vida recomendadas pelo American Heart Association no atendimento às vítimas de parada cardiorrespiratória (PCR), parada respiratória (PR) e obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho (OVACE).
O curso Suporte Básico de Vida está direcionado as ações de suporte básico de vida recomendadas pelo American Heart Association no atendimento às vítimas de parada cardiorrespiratória (PCR), parada respiratória (PR) e obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho (OVACE).
O curso aborda conteúdos voltados ao Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes e Saúde Mental. A unidade 1 descreve o Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes; a unidade 2 detalha o processo de solicitação de uma teleconsultoria; a unidade 3 descreve o protocolo de telerregulação e auditoria; a unidade 4 orienta a produção de respostas às solicitações de teleconsultorias; e a unidade 5 identifica os principais conceitos que permeiam a Saúde Mental.
Este curso aborda conteúdos voltados ao Sistema de Monitoramento e Avaliação da Integração Ensino Saúde - SIMAIES, descrevendo detalhes e passos necessários para que o usuário interessado (Gestores do Sus ou Representantes de Instituições de Ensino) possa realizar o cadastro e inserir as informações pertinentes aos contratos/convênios firmado entre os atores do Sistema Único de Saúde (gestores, trabalhadores e usuários) e da Educação Superior da área da saúde (gestores, docentes e estudantes). Por meio deste curso, os interessados poderão conhecer como funciona o sistema, desde os cadastros iniciais para criação do contrato/convênio até disponibilização de informações públicas à comunidade externa (cidadãos, alunos de cursos de áreas correlatas da saúde e demais interessados).
A proposta deste módulo é colocar em debate a forma como a ultrassonografia diagnóstica é solicitada no âmbito da atenção à saúde.
Serão abordadas temáticas relacionadas à caracterização da ultrassonografia, aplicações da ecografia, indicações e tipos de procedimentos ecográficos e solicitação adequada de exames ultrassonográficos, bem como situações problemáticas que podem decorrer desses exames.
A Semagrária – Semana Acadêmica das Ciências Agrárias – é um evento integrativo que ocorre na Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ) da Unidade Acadêmica Especializada em Ciências Agrárias da UFRN. Este evento tem o intuito de reunir toda comunidade acadêmica, produtores e pesquisadores das áreas de agrárias e tem como principal objetivo a integração. Neste ano, a nona edição da SEMAGRARIA traz como tema “Ações Coletivas e Resiliência nas Ciências Agrárias”. O momento que estamos enfrentando é de grande importância para ações que promovam o bem maior, pensando nisso, e na importância da resiliência para a manutenção do bem estar pessoal nos fortalecemos para trazer ao publico interno e externa à EAJ diálogos que envolverão tecnologias, experiências, ciência e diálogos ligados às ciências agrárias. Mesmo sem a presencialidade nos empenhamos em desenvolver um cronograma robusto de conhecimento e acreditamos ser de grande importância para o enriquecimento pessoal e profissional de todos os participantes.
O Congresso Online Multidisciplinar Formando Saúde é um evento virtual, de caráter científico, idealizado, inicialmente, pelos integrantes e coordenadores do projeto Formando Sorrisos, pertencente ao Departamento de Odontologia da UFRN e destinados aos acadêmicos e profissionais da Saúde. O objetivo geral desse evento é promover a integração entre as diversas áreas da saúde, por meio de palestras, além de apresentações de trabalhos científicos e discussões sobre temas pertinentes e atuais em saúde.
O congresso será realizado nos dias 23, 24 e 25 de julho de 2021, por intermédio da plataforma online Doity Play e terá como tema “Saúde, integralidade, pesquisa: SUS”. Esse evento pretende reunir estudantes (graduação e pós-graduação) e profissionais renomados em suas áreas (Odontologia, Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia, Biomedicina, Nutrição, Fonoaudiologia e Educação Física), a fim de difundir o conhecimento científico e contribuir para o processo de aprendizagem dos estudantes, fortalecendo, dessa maneira, o processo da educação continuada/permanente em saúde. Serão realizadas palestras por professores convidados da UFRN e de outras instituições, além da apresentação de trabalhos pelos alunos de graduação e pós-graduação das diversas áreas da saúde. Os resumos apresentados serão publicados em anais de revista.
A adoção ao formato virtual se deu com intuito de evitar aglomerações e preservar o distanciamento social vivenciado devido à pandemia da COVID-19. Além disso, o evento objetiva promover a inclusão de indivíduos residentes em outras cidades e estados brasileiros.
Com a realização do congresso, espera-se suscitar o debate multidisciplinar entre os cursos da saúde, fortalecendo a integração entre eles, assim como, a troca de experiências entre os estudantes e profissionais. Almeja-se, também, estimular a produção científica pelos discentes, por meio de metodologias ativas de ensino para identificar novos recursos que possam ser aplicados em melhorias na saúde e no atendimento às demandas da comunidade.
O atendimento educacional especializado deve encontrar-se integrado à proposta pedagógica da escola, envolver a participação da família para garantir pleno acesso e participação dos estudantes, atender às necessidades específicas das pessoas público da Educação Especial e ser realizado em articulação com as demais políticas públicas dos estados e municípios. A partir da consideração acerca da necessidade de formação continuada dos professores do estado do Rio Grande do Norte que atuam no Atendimento Educacional Especializado, propõe-se o Curso “Educação Especial no contexto da escola inclusiva – o Atendimento Educacional Especializado em foco”, o qual mostra-se fundamentalmente necessário para manter atualizado o diálogo entre a teoria e a prática, bem como estabelecer relação dialógica com os docentes que realizam o serviço de Atendimento Educacional Especializado e aqueles que atuam em sala comum, sobre inclusão escolar de estudantes público da Educação Especial. Com isso, busca-se preparar e formar os educadores por meio de cursos de formação continuada, favorecendo reflexões e experiências que contribuam para o desenvolvimento de saberes da docência que primem pelo fazer pensar sobre a própria realidade dos contextos escolares nos quais estejam inseridos, sendo isso um fator chave na promoção de escolas cada vez mais inclusivas.
Neste MOOC, Ambiente e Sustentabilidade: Olhares Diferentes, Questões Globais, pretende-se promover o cruzamento e integração de conhecimentos por meio de diferentes olhares sobre a questão central do Ambiente e da Sustentabilidade.
Desta forma, são apresentadas duas perspectivas distintas que passam pelas:
1) introdução de conceitos energéticos, fundamentais à compreensão do mundo que nos rodeia e relação entre energia, ambiente e desenvolvimento;
2) constatação da degradação ambiental num mundo em transformação e o sublinhar da importância da biodiversidade na preservação da humanidade.
Tais perspectivas contribuem para uma abordagem holística à questão global que é, naturalmente, a persecução de um mundo mais sustentável.
Este curso destina-se a estudantes do ensino superior, em particular do Brasil, Portugal e outros país es de língua portuguesa, envolvidos em áreas científicas diretamente relacionadas com Ambiente e Sustentabilidade, bem como a todos aqueles que queiram construir um conhecimento mais reflexivo e uma atuação mais informada sobre as problemáticas em estudo.
O Curso sobre Prevenção do Uso de Drogas entre Escolares, faz parte das políticas públicas de combate ao uso de drogas entre escolares, promovidas pelos Ministérios da Justiça e da Educação, tendo como objetivos promover capacitação para profissionais (professores e colaboradores) que atuam na rede pública de ensino, visando constituir equipe qualificada que possam atuar na prevenção e atenção ao uso de drogas por parte de escolares, em especial no espaço escolar, bem como ofertar estratégias teórico-metodológicas para capacitar professores e colaboradores para o desenvolvimento de ações vinculadas a prevenção e a atenção ao uso de drogas. O curso terá a duração geral de 3 meses, com carga horária de 120 horas/atividades, divididas em 4 (quatro) módulos de ensino, sendo desenvolvidas na modalidade a distância. Dessa forma, a oferta de um curso de capacitação sobre a prevenção do uso de drogas entre escolares reveste-se de suma importância para qualificar professores de escolas públicas, principalmente pela possibilidade de orientá-los de forma sistemática para a elaboração e desenvolvimento de ações continuadas que possam despertar nas nossas crianças e adolescentes o respeito à vida e à promoção da saúde, valor este abalado pelo uso desenfreado de drogas na nossa sociedade, em especial junto ao alunado da educação básica.
O curso de formação inicial e continuada na modalidade EAD de Agricultor orgânico tem como objetivo que o estudante conheça sobre os seguintes temas: Introdução à Horticultura (história e importância socioeconômica e ambiental da agricultura orgânica), A parte viva do solo, Técnicas Conservacionistas do Solo, Preparo e Produção de Mudas, Fitossanidade, Tratos Culturais Sustentáveis, Colheita e Pós Colheita, Tipos de culturas (alface, coentro, pimentão etc), Mostra de Confecção de canteiros e Confecção de Pomar.
Esta disciplina, com carga horária de 30 horas, constitui-se no estudo do Transtorno do Espectro Autista, abordando seu histórico e caracterização com ênfase na abordagem educacional voltado para a Educação Infantil. Discute diferentes perspectivas da prática interventiva, particularmente sobre a comunicação alternativa e ampliada. O curso, ofertado na modalidade virtual, contará com o apoio de bolsistas e voluntárias dos cursos de Pedagogia e Fonoaudiologia, que realizarão observações na Centro de Educação Infantil onde o estudo está sendo realizado.
Aprofundamento teórico-metodológico de temas relativos à criação de conselhos, sua função como instrumento de participação social nas esferas institucionais e como modo de organização e de intervenção da população civil na esfera pública. Reflexão sobre políticas públicas, voltadas especialmente para pessoas idosas, tendo em vista a sua relação com a garantia e manutenção de direitos sociais
Aprofundamento teórico-metodológico de temas relativos à criação de conselhos, sua função como instrumento de participação social nas esferas institucionais e como modo de organização e de intervenção da população civil na esfera pública. Reflexão sobre políticas públicas, voltadas especialmente para pessoas idosas, tendo em vista a sua relação com a garantia e manutenção de direitos sociais
Aprofundamento teórico-metodológico de temas relativos à criação de conselhos, sua função como instrumento de participação social nas esferas institucionais e como modo de organização e de intervenção da população civil na esfera pública. Reflexão sobre políticas públicas, voltadas especialmente para pessoas idosas, tendo em vista a sua relação com a garantia e manutenção de direitos sociais
Aprofundamento teórico-metodológico de temas relativos à criação de conselhos, sua função como instrumento de participação social nas esferas institucionais e como modo de organização e de intervenção da população civil na esfera pública. Reflexão sobre políticas públicas, voltadas especialmente para pessoas idosas, tendo em vista a sua relação com a garantia e manutenção de direitos sociais
Aprofundamento teórico-metodológico de temas relativos à criação de conselhos, sua função como instrumento de participação social nas esferas institucionais e como modo de organização e de intervenção da população civil na esfera pública. Reflexão sobre políticas públicas, voltadas especialmente para pessoas idosas, tendo em vista a sua relação com a garantia e manutenção de direitos sociais
Aprofundamento teórico-metodológico de temas relativos à criação de conselhos, sua função como instrumento de participação social nas esferas institucionais e como modo de organização e de intervenção da população civil na esfera pública. Reflexão sobre políticas públicas, voltadas especialmente para pessoas idosas, tendo em vista a sua relação com a garantia e manutenção de direitos sociais
Aprofundamento teórico-metodológico de temas relativos à criação de conselhos, sua função como instrumento de participação social nas esferas institucionais e como modo de organização e de intervenção da população civil na esfera pública. Reflexão sobre políticas públicas, voltadas especialmente para pessoas idosas, tendo em vista a sua relação com a garantia e manutenção de direitos sociais
Aprofundamento teórico-metodológico de temas relativos à criação de conselhos, sua função como instrumento de participação social nas esferas institucionais e como modo de organização e de intervenção da população civil na esfera pública. Reflexão sobre políticas públicas, voltadas especialmente para pessoas idosas, tendo em vista a sua relação com a garantia e manutenção de direitos sociais
O cenário atual tem sido fortemente marcado por discursos e iniciativas que se mostram desejosas de uma sociedade mais justa e igualitária. As atuais políticas públicas de educação têm garantido no âmbito legal, político e pedagógico o direito dos alunos com deficiência à educação inclusiva, preconizando que eles sejam matriculados nas escolas da rede regular de ensino. Contudo, é necessário tencionar os modos como estes alunos têm sido atendidos nessas escolas, e se suas necessidades estão sendo atendidas, se usufruem de oportunidades de acesso, de permanência e de sucesso acadêmico: eles têm vivenciado situações favoráveis ao seu desenvolvimento geral na escola?
No que tange aos processos de inclusão educacional de alunos Surdos, Lacerda (2006) aborda que o direito legalmente estabelecido não se legitima nas práticas sociais, uma vez que suas singularidades linguísticas e culturais não são atendidas e eles são alijados dos processos de ensino e aprendizagem. Segundo a autora,
a educação de pessoas surdas é um tema bastante preocupante. Pesquisas desenvolvidas no Brasil e no exterior indicam que um número significativo de sujeitos Surdos que passaram por vários anos de escolarização apresenta competência para aspectos acadêmicos muito aquém do desempenho de [...] alunos ouvintes, apesar de suas capacidades cognitivas iniciais serem semelhantes. Uma evidente inadequação do sistema de ensino é denunciada por estes dados, revelando a urgência de medidas que favoreçam o desenvolvimento pleno destas pessoas (LACERDA, 2006, p. 164).
Em relação às especificidades da educação, está estabelecido legalmente (BRASIL, 2021, 2002; 2005) que as escolas têm que respeitar e atender as necessidades específicas dos alunos Surdos, principalmente no ensino infantil e fundamental, obrigando, inclusive, a presença da Libras, bem como de tradutores-intérpretes em todas as salas de aula frequentadas por alunos Surdos, em todos os níveis.
[...] nas séries iniciais (Educação Infantil e primeira etapa do EnsinoFundamental) as crianças devem ter a oportunidade de acesso aos conteúdosescolares em sua língua de domínio, ou seja, em LIBRAS, com a presença de professores bilíngue; e a partir da segunda etapa do Ensino Fundamental e Ensino Médio com a presença de intérprete de LIBRAS em cada sala de aula aonde houver um aluno surdo usuário de LIBRAS matriculado (LACERDA et al., 2011, p. 4)
No que se refere à organização dessas escolas e à estrutura a ser oferecida para este público, lê-se no capítulo VI - Da garantia do direito à educação das pessoas surdas ou com deficiência auditiva, artigo 22, do Decreto 5.626 (2005) que
Art. 22. As instituições federais de ensino responsáveis pela educação básica devem garantir a inclusão de alunos Surdos ou com deficiência auditiva, por meio da organização de: I - escolas e classes de educação bilíngue, abertas a alunos Surdos e ouvintes, com professores bilíngues, na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental; II - escolas bilíngues ou escolas comuns da rede regular de ensino, abertas a alunos Surdos e ouvintes, para os anos finais do ensino fundamental, ensino médio ou educação profissional, com docentes das diferentes áreas do conhecimento, cientes da singularidade linguística dos alunos Surdos, bem como com a presença de tradutores e intérpretes de Libras - Língua Portuguesa. § 1o São denominadas escolas ou classes de educação bilíngue aquelas em que a Libras e a modalidade escrita da Língua Portuguesa sejam línguas de instrução utilizadas no desenvolvimento de todo o processo educativo. § 2o Os alunos têm o direito à escolarização em um turno diferenciado ao do atendimento educacional especializado para o desenvolvimento de complementação curricular, com utilização de equipamentos e tecnologias de informação. (grifos nossos)
Ademais, vale ressaltar que a LEI Nº 14.191 (BRASIL, 2021), recentemente promulgada, alterou a Lei nº 9.394/96, para dispor sobre a modalidade de educação bilíngue de surdos.
Contudo, esta Lei ainda precisa ser normatizada pelo Conselho Nacional de Educação, na forma de diretrizes orientadoras para os sistemas de ensino e os atuais projetos de inclusão para alunos Surdos têm as mais variadas nuances, que são muito afetadas pelo fato de que, a depender da estrutura oferecida, requerem investimentos diferenciados.
A exemplo do que está posto em legislações em vigor, como a Lei nº 10.436/2002 e o Decreto nº 5.626/2005, que asseguram o direito linguístico das pessoas surdas em várias instâncias, como: o reconhecimento da Libras como meio de comunicação e expressão da comunidade surda brasileira; a garantia do uso da Língua de Sinais nos espaços sociais públicos e privados; direito à presença do tradutor-intérprete de língua de sinais nos vários contextos sociais - o que inclui o acompanhamento das pessoas surdas nos ambientes educacionais. No entanto, a presença de Tradutores-Intérpretes de Língua de Sinais (TILS) e o uso da Libras não são suficientes para garantir a inclusão educacional de alunos Surdos. É indispensável que outros aspectos relacionados à surdez e aos alunos Surdos sejam respeitados e atendidos, como as adaptações didático-pedagógicas e parâmetros diferenciados de avaliação, as adaptações curriculares e o suporte de profissionais que estejam preparados para lidar com as diversas demandas que a educação de/para alunos Surdos impõe.
Além disso, é importante que o contato com outros alunos Surdos para a constituição de um espaço bilíngue na escola seja efetivo, de forma a constituir-se uma comunidade de falantes da Língua de Sinais, para que o desenvolvimento geral (acadêmico, social e afetivo) dos estudantes Surdos seja realmente alcançado (LACERDA, LODI, 2009).
Não é mais aceitável que as questões relativas às proposições de inclusão educacional se concentrem num plano teorético. Nesse sentido, o projeto se mostra socialmente pertinente, visto os desafios vivenciados, tanto pelos sujeitos diretamente envolvidos (alunos Surdos, educadores, TILS, instrutores Surdos), que terão a possibilidade de usufruir de melhor atendimento educacional, quanto por outros, beneficiados de modo indireto, como as famílias, que são corresponsáveis pela garantia de educação de qualidade para seus filhos, conforme expresso na constituição (BRASIL, 1988):
Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
O Projeto busca, dessa forma, contribuir para a formação continuada de profissionais (gestores, técnicos, professores e estudantes), instrumentalizando-os para a implementação de projetos de Educação Bilíngue de Surdos (EBS) mais qualificados e, ainda, na iminência de quaisquer possibilidades, ser aprimorado e replicado, ampliando a oferta de formação continuada aos profissionais dos sistemas de ensino brasileiros.
Este curso de Formação Inicial e Continuada em Operador de Tratamento de Resíduos Sólidos, na modalidade à distância, forma o profissional que monitora e controla sistemas de tratamento de resíduos sólidos, controla a produtividade e a eficácia da triagem, realiza as operações de seleção e valorização dos diferentes tipos de resíduos. O profissional é responsável por conduzir e operar equipamentos de recolhimento, compactação e tratamento de resíduos sólidos, também monitora, opera e regula a manutenção de sistemas de tratamento de resíduos sólidos.
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O acesso à água é uma das bases na constituição da sociedade moderna pela sua utilização na manutenção da vida, na indústria e na agropecuária. O Brasil apresenta cerca de 12% das reservas de água doce do planeta, sendo necessário a formação de profissionais que compreendam e utilizem a potencialidade deste recurso. Além disso, devido as alterações dos parâmetros climáticos, torna-se necessário a coleta de água de forma a promover a sustentabilidade e amortizar os efeitos locais de períodos de seca. As Estações de Tratamento de Água (ETAs) são iniciativas que viabilizam a utilização da água bruta na indústria, na agropecuária e diretamente pela população. Essas estações estão sendo cada vez mais descentralizadas para se evitar perdas no transporte como para atender as demandas locais mais eficientemente. A proliferação dessas ETAs requer a formação de uma mão-de-obra preparada para esses postos de trabalhos, na qual esse documento visa contribuir com a proposta de formação do Auxiliar de Operação da Estação de Tratamento de Águas.
O Curso de Turismo Responsável é uma realização do Ministério do Turismo em parceria com o Departamento de Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no âmbito do Projeto Brasil, essa é nossa praia!. Tem o objetivo de capacitar gestores públicos e privados do turismo para o desenvolvimento de boas práticas de turismo responsável, com foco em sustentabilidade, turismo de base comunitária e segurança turística. Trata-se de um curso de extensão, com carga horária de 60 horas, que será ofertado na modalidade de Educação à Distância (EAD). O curso é direcionado para gestores públicos e privados do turismo.
O curso de capacitação “Educação integral: saberes necessários” é uma ação do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo do Centro de Educação/UFRN e do Comitê Territorial de Educação Integral do Rio Grande do Norte que, em 2023, completa dez anos de atuação em defesa da melhoria da qualidade da educação pública por meio da oferta de educação integral em tempo integral. O Comitê surgiu durante a vigência do Programa Mais Educação (PME), instituído pela portaria normativa interministerial nº17, de 24 de abril de 2007. O PME tinha por finalidade contribuir para a melhoria da aprendizagem mediante ampliação do tempo de permanência de crianças, adolescentes e jovens, matriculados no ensino fundamental, na escola, em conformidade com o Decreto nº 7083, de 27 de janeiro de 2010. O objetivo deste curso é ampliar a compreensão de professores, gestores e licenciandos sobre conceitos que envolvem a educação integral e a construção de um território educativo. Nesta perspectiva, este curso está diretamente vinculado ao objetivo 4 de desenvolvimento sustentável “Educação de qualidade”, e dialoga com os objetivos 5 e 10 “Igualdade de gênero e Redução das desigualdades”, pois, ao trabalhar conceitos voltados para educação integral, pretende-se promover o debate acerca da inclusão e das desigualdades, dentre as quais a de gênero, contribuindo para a construção de uma sociedade igualitária e justa. Pensar a educação integral também implica em estabelecer relações com os territórios e seu potencial educativo em prol de uma cidade educadora, portanto o curso também dialoga com os objetivos 11 e 12, pois um território verdadeiramente educativo se preocupa com o consumo e a sustentabilidade em suas comunidades. O público-alvo são gestores e professores das redes estadual e municipal do Rio Grande do Norte, assim como licenciandos da UFRN que poderão interagir com educadores da rede básica de ensino numa troca rica de conhecimentos e experiências. Tais licenciandos podem ser de cursos presenciais e a distância visto que cerca de 90% do programa será a distância, através da plataforma Moodle (avaproex), com atividades síncronas e assíncronas, sendo apenas o encerramento em formato presencial. Os cursistas serão acompanhados e orientados, durante toda programação, pela comissão organizadora do curso. Como instrumento de avaliação será utilizado o portfólio por possibilitar ao cursista a reflexão sobre os conceitos e temas abordados no curso. O certificado de conclusão do curso será disponibilizado via sigaa para aqueles que obtiverem frequência de 75% nos encontros síncronos e/ou participarem dos fóruns de discussão referentes aos encontros que não tenham assistido. O curso será divulgado pela UFRN, União de Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e Secretaria de Educação e Cultura do Estado (SEEC), sendo disponibilizado um percentual de vagas para as duas últimas instâncias de acordo com os Polos da UNDIME e as Diretorias Regionais de Educação e Cultura (DIREC). Destaca-se que, na Universidade, a divulgação será realizada junto às coordenações dos cursos de licenciatura (presencial e a distância), com possibilidade de divulgação também em redes sociais, tais como Instagram e WhatsApp. O acompanhamento e a avaliação das atividades previstas para o curso serão realizados continuamente pela comissão organizadora. A comissão organizadora é formada por representantes da UFRN, UNDIME, SEEC e das Secretarias Municipais de Educação de Natal, Parnamirim e Monte Alegre. Ademais, pretende-se, ao final do curso, realizar uma pesquisa junto aos cursistas sobre as contribuições do curso para sua formação e expectativas para melhoria da educação nas escolas e municípios a partir dos conhecimentos adquiridos.
O Curso de Aperfeiçoamento em Edição e Formatação de Apresentações Acadêmicas com as Ferramentas do Google e Canva, foi pensado para alunos graduandos em diferentes áreas do conhecimento e professores que enfrentam dificuldades ao manusear ferramentas tecnológicas que podem e devem ser vistas como facilitadoras da aprendizagem. São recursos que possibilitam diferentes conteúdos e maneiras de elaborar estudos. Com este curso, será possível despertar no público-alvo, o reconhecimento da importância no domínio de ferramentas que auxiliam e facilitam a vida dos estudantes na organização, sintetização e apresentação de trabalhos acadêmicos.
O presente curso tem como objetivo principal auxiliar os alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte a realizarem suas atividades discentes na Turma Virtual do SIGAA.