O presente projeto configura-se como uma ação piloto de articulação do processo de práticas formativas visando o fortalecimento político e social, expandindo e consolidando a formação continuada e em serviço das redes públicas de ensino no que tange à Educação Especial Inclusiva, no estado do Rio Grande do Norte, bem como objetiva produzir e difundir conhecimento acerca da Educação Inclusiva além de monitorar as ações de formação. Com o projeto serão ofertados 3 cursos, sendo um em parceria com a UFERSA e os demais ofertados pela UFRN. Os cursos ocorrerão no período de junho a dezembro de 2025, com carga horária que varia de 120h a 180h, na modalidade EAD e semi-presencial. Esperar-se com os cursos atingir um número de 850 professores que atuam no estado do Rio Grande do Norte, prioritariamente, professores do Atendimento Educacional Especializado, professor da Educação Especial, professor de sala de aula comum com estudante público da Educação Especial e professores em função de gestão escolar.

A educação inclusiva fundamenta-se na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis, o que, no Brasil, foi embasado pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva – PNEEPEI (Brasil, 2008). A referida política tem como objetivo promover “[...] o acesso, a participação e a aprendizagem dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas regulares, orientando os sistemas de ensino para promover respostas” às suas necessidades. Dessa forma, orienta, dentre outras garantias, a oferta do atendimento educacional especializado e a formação de professores para esse atendimento bem como para outros profissionais da educação para a inclusão escolar. A PNEEPEI traz como uma de suas diretrizes  que, para poder atuar na educação especial, além dos conhecimentos gerais inerentes à prática docente, o professor precisa de conhecimentos específicos da área, pois tal formação favorecerá a sua atuação no atendimento educacional especializado, ampliando o caráter interativo e interdisciplinar para o trabalho nas salas comuns do ensino regular e nos espaços educativos em que ocorre o atendimento educacional especializado, que oferece serviços e recursos de educação especial. O conceito de Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) corresponde a um conjunto de princípios relacionados com o desenvolvimento curricular, que visa a redução de barreiras para os estudantes nos processos de ensino e aprendizagem (Sebastián-Heredero, 2020). Embasada nessas considerações e visando contribuir para a prática pedagógica de professores que atuam no atendimento educacional especializado e, também, de professores que atuam em classes comuns em que estejam matriculados alunos que integram o público da educação especial, justificamos a elaboração desta proposta que consiste na realização de um curso de extensão para formação continuada que busca proporcionar uma formação relacionada a estratégias pedagógicas e acessibilidade na perspectiva do Desenho Universal para Aprendizagem com vistas à inclusão escolar.  Por meio do curso, serão construídos saberes e práticas que visam garantir acessibilidade nos contextos educacionais inclusivos. Em relação ao público de professores que pretendemos atender com esta proposta formativa, informamos que é constituído por professores que atuam na rede pública (estadual e municipal), que integram a 10ª Diretoria Regional de Educação e Cultura do Estado do Rio Grande do Norte – 10ª DIREC/RN, com sede no município de Caicó, onde também está situado o Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES da UFRN, no qual atuamos profissionalmente. A razão para essa escolha decorre da articulação que mantemos com essas redes de ensino em função do exercício docente que desenvolvemos enquanto professora efetiva, atuando na área de educação especial e educação inclusiva no Departamento de Educação do CERES. Dessa forma, justifica-se a relevância de uma formação sobre estratégias pedagógicas e acessibilidade na perspectiva do Desenho Universal para Aprendizagem com vistas à inclusão escolar, pois que essa abordagem visa possibilitar o desenvolvimento de práticas pedagógicas que oportunizem o acesso ao currículo e a inclusão exitosa de todos os alunos, independentemente das suas características, pois proporciona ao docente formas de intervenção pautadas em um currículo que considera e atende às necessidades de todos os alunos. A proposta foi elaborada em atendimento à “Carta Convite às Instituições Federais de Educação Superior (IFES) para oferta de cursos de formação de professores pela Rede Nacional de Formação Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica – RENAFOR”, sendo aprovada para execução. Tem a previsão de um total de 300 vagas para a realização do curso, que será desenvolvido na modalidade a distância. O curso está organizado em tres eixos temáticos, subdivididos em oito módulos, cada um dos quais com 15h, totalizado uma carga horária de 120 horas. Além do desenvolvimento dos módulos, também será feita a produção de um Guia Pedagógico Acessível, em forma de E-book, em volume único sobre Estratégias pedagógicas e acessibilidade na perspectiva do Desenho Universal para Aprendizagem com vistas à inclusão escolar, que consiste em um material instrucional teórico-prático, elaborado por professores/as formadores/as com objetivo didático. A presente ação de extensão será realizada em parceria com o Programa de Formação Continuada do Centro de Educação – CE. A presente ação de extensão será realizada em parceria com o Programa de Formação Continuada do Centro de Educação – PROFOCO/CE.

O Curso de Iniciação Científica e Tecnológica – 2025 é uma ação conjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Universidade Federal do Cariri (UFCA) e Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE) e será ofertado via Ambiente Virtual de Aprendizagem da Pró-Reitoria de Extensão da UFRN (AVAProex). A proposta reúne pesquisadoras e pesquisadores de diversas áreas para um diálogo formativo com estudantes vinculados ao Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica dessas instituições, além de ser aberto ao público externo. O curso tem como objetivos estimular atividades de Ciência, Tecnologia e Inovação; promover o amadurecimento científico e a compreensão crítica dos resultados de pesquisa; e incentivar a divulgação e popularização da ciência, bem como discutir sobre inovação tecnológica. Será organizado em cinco módulos, a saber: Integridade em Pesquisa; Acesso e Uso das Fontes de Informação; Escrita Científica; Divulgação e Popularização da Ciência; e Inovação Tecnológica. Assim, o curso propõe reflexões fundamentais para o exercício ético e transformador da prática científica no contexto atual.

 

 

O Curso de Turismo Responsável é uma realização do Ministério do Turismo em parceria com o Departamentode Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no âmbito do Projeto “Brasil, essa é nossapraia!”. Tem o objetivo de capacitar gestores públicos e privados do turismo para o desenvolvimento de boaspráticas de turismo responsável, com foco em sustentabilidade, turismo de base comunitária e segurançaturística. Trata-se de um curso de extensão, com carga horária de 60 horas, que será ofertado na modalidadede Educação à Distância (EAD). O curso é direcionado para gestores públicos e privados do turismo.

O Curso de Aperfeiçoamento semipresencial e em Serviço de Atendimento Educacional Especializado – A autorregulação por estudantes com deficiência intelectual, a ser ofertado na modalidade semipresencial com atividades distribuídas em 180 horas insere-se no contexto da Política Nacional de Formação dos (as) Profissionais do Magistério da Educação Básica e da Rede Nacional de Formação Continuada dos (as) Profissionais do Magistério da Educação Básica Pública (Renafor), instituídas pelo Decreto n.º 6.755, de 29 de janeiro de 2009, e pela Portaria Ministerial n.º 1.328, de 23 de setembro de 2011. Também responde ao preconizado na Lei n.º 13.005/2014, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação. Sua materialização se efetiva por meio da dimensão que trata da formação continuada no âmbito da Educação Especial.

A Síndrome de Berardinelli-Seip (SBS) ou Lipodistrofia Congênita de Berardinelli-Seip (BSCL) é uma condição rara, caracterizada como um distúrbio metabólico autossômico recessivo, com prevalência significativa no interior do Rio Grande do Norte (RN). Diante disso, o objetivo do curso é capacitar de forma virtual o(a)s enfermeiro(a)s sobre a Síndrome de Berardinelli-Seip. O curso será ministrado no formato autoinstrucional, com videoaulas assíncronas. Os materias didáticos serão disponibilizado no AVAProex para subsidiar o estudo autodirigido dos participantes. O curso está organizado em quatro unidades de estudos, ao final do curso terá uma atividade avaliativa. Os participantes terão duas tentativas para realizar a avaliação. O certificado de conclusão do curso será disponibilizado aos participantes que atingirem progressão de 100% e média de 70 pontos na avaliação. A metodologia utilizada no curso será avaliada pelos participantes, de maneira voluntária e opcional por meio de instrumento de validação de conteúdo educativo em saúde.  As inscrições para o curso serão realizadas de forma gratuita por meio do SIGEventos/UFRN e direcionada para a plataforma do AVAProex. Portanto, espera-se que essa formação contribua para o aprimoramento do conhecimento dos enfermeiro(a)s que têm dificuldades em identificar a síndrome.

As Primeiras pesquisas sobre as Línguas Indígenas de Sinais no/do Brasil, temos a Língua Indígena Ka’apor de Sinais (KAKUMASU, 1968), (BRITO, 1984), Ka’apor, (RIBEIRO, 1996). Entre os anos de 2008 e 2020, diversas estudos trouxeram a discussão sobre as Línguas Indígenas de Sinais e a escolarização dos indígenas surdos em diversos povos como os Kaingang (GIROLETTI, 2008), Terena (VILHALVA, 2009; SUMAIO, 2014; ARAÚJO, 2018; SOARES, 2018), Guarani Kaiowá (COELHO, 2011; 2019; LIMA, 2013), Sateré-Mawé (AZEVEDO, 2015), Akwê Xerente (BARRETO, 2016), Paitér Suruí (COSTA, 2017; ELER, 2017; GREGIANINI, 2017), Pataxó (DAMASCENO, 2017; JESUS, 2018; SANTOS, 2022; SANTOS, 2024) e Tapeba (LOPES, 2020). Em todas as pesquisas, percebeu-se que as Línguas Indígenas de Sinais carregam elementos culturais específicos de cada cultura. Nesse contexto, em parceria com a SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, DIVERSIDADE E INCLUSÃO (DIRETORIA DE POLÍTICAS BILÍNGUES DE SURDOS – DIPEBS) o curso pretende propiciar a aprendizagem da LIS aos cursistas, levando-os a conhecer as técnicas de tradução e da interpretação das Línguas Indígenas de Sinais e da Língua Brasileira de Sinais - Libras.

O Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (SIAFIC) deve ser utilizado por todas as entidades públicas brasileiras, conforme determina o Art. 48 da Lei Complementar nº 101, de 04 de maio de 2000, alterado pela Lei Complementar nº 131, de 27 de maio de 2009. O SIAFIC deve atender a padrão mínimo de qualidade estabelecido pelo Poder Executivo da União (Decreto nº 10.540, de 5 de novembro de 2020, alterado pelo Decreto nº 11.644, de 16 de agosto de 2023). Existem diversos programas que seguem as instruções do SIAFIC: SIAFI (Governo Federal); SIAFEM (versão do SIAFI para Estados e Municípios) SIGEF (Estados de Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Rondônia), ASPEC (Municípios do Ceará e Rio Grande do Norte). 

Diante do exposto, o Curso de Extensão de Prática de Contabilidade Orçamentária e Patrimonial Governamental no EAD visa demonstrar em Planilhas de Excel as técnicas e práticas para a utilização de quaisquer SIAFIC ao considerar que a legislação básica é a mesma para todas as administrações públicas brasileiras.

O Curso de Extensão de Prática de Contabilidade Orçamentária e Patrimonial Governamental no EAD atende aos requisitos:

- Curso de divulgação: Inciso III do Art. 7º, Parágrafos 1º, 4º e 5º do Art. 13, Inciso II e Parágrafo 2º do Art. 14 da Resolução nº 006/2022-CONSEPE, de 26 de abril de 2022. - Curso de atividades de extensão do Curso de Ciências Contábeis da UFRN: Resolução nº 01/2017-COORCON, de 30 de novembro de 2017, alterada pela Resolução nº 01/2022-COORCON, de 08 de junho de 2022.Curso de atividades de extensão do Curso de Ciências Contábeis de quaisquer instituições entidades públicas e privadas.

 

As dúvidas serão esclarecidas através de Fórum.

METODOLOGIA:

A metodologia do curso de atualização compreende: aulas de vídeos de curta duração com abordagem sintetizada do programa, slides, apostila com o programa, planilha de Excel com um Quadro de Lançamentos Típicos do Setor Público, exercício prático de registros contábeis como exemplo, acessos controlados pelo e-mail dos alunos para serem computados como frequência e a realização/aprovação de no mínimo de 50% de um trabalho de registros contábeis com base lançamentos típicos do setor público.

 MATERIAL DE APOIO:

- Apostila;

- Aulas em vídeo;

- Slides;

- Planilha em Excel com exercício prático realizado;

- Planilha em Excel com as demonstrações contábeis públicas;

- PCASP 2025.

- MTO. 

 

CERTIFICADOS:

 

Os certificados que podem ser computados como atividades complementares para os alunos do Curso de Graduação em Ciências Contábeis da UFRN serão fornecidos pelo SIGAA (acesso individual) e para os alunos dos Cursos de Graduação em Ciências Contábeis de outras instituições de ensino e pelos demais profissionais externos (contadores, administradores e outros que atuam no setor governamental) serão disponibilizados o SIGAA, através dos sítios, também com acesso via conta GOV.BR (Meus Cursos e Eventos Passíveis de Emissão de Certificado): 

 

https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/servicos_digitais/extensao/emitir_certificado/lista.jsf

 

https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/servicos_digitais/

 

Receberá o certificado o aluno que obter no mínimo 50% da avaliação (trabalho prático de lançamentos contábeis e elaboração das demonstrações contábeis públicas) e realização de 100% das atividades propostas no curso: acessos aos vídeos, arquivos de texto, slides, planilhas de Excel, trabalho de lançamentos contábeis e elaboração das demonstrações contábeis públicas como exemplo, PCASP 2025, Ementário da receita e da despesa pública e da legislação básica.

 

Expedição de Certificados: serão liberados após a elaboração do Relatório de Conclusão do Curso, a cargo do Coordenador do Curso.