O presente projeto tem como objetivo capacitar professores da rede municipal de ensino de Natal/RN para a elaboração de Planos Educacionais Individualizados (PEIs) com base nos princípios da metodologia SMART, voltados a alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), matriculados nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ano). A capacitação será realizada por meio de um curso de 60 horas, estruturado em componentes teóricos e práticos. Considerando a importância da formação continuada dos profissionais da educação, o curso incluirá professores de Língua Portuguesa, Matemática e Atendimento Educacional Especializado (AEE), além de assessores pedagógicos e estagiários. Os participantes acompanharão aulas teóricas e atuarão em colaboração com os docentes da escola nas atividades de observação e coleta de dados. Como produto, espera-se a construção de diretrizes municipais para a elaboração de PEIs com objetivos acadêmicos e funcionais fundamentados nos critérios SMART, contribuindo para o fortalecimento da política de inclusão escolar no município. Esta ação integra o projeto de doutorado de Mariana Queiroz Orrico de Azevedo, discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN, que atuará na organização, sistematização e acompanhamento da execução do curso.
- Professor: POLLYANNA DE ARAUJO FERREIRA
- Professor: CELIA MARIA DE MEDEIROS
- Professor: Roberta Mirnas de Oliveira Gomes
- Professor: MARIANA QUEIROZ ORRICO DE AZEVEDO
- Professor: DEBORA REGINA DE PAULA NUNES

O campo dos Estudos Surdos e sua interface com a Psicologia é algo urgente e necessário. Capacitar estudantes e profissionais dessa área é de extrema relevância, mediante todo o cenário de pandemia e isolamento social que ainda estamos enfrentando. São inúmeros os adoecimentos psíquicos que comprometem as Pessoas Surdas, mas poucos são os profissionais do campo da saúde mental preparados para atender esse público. Diante desta necessidade, elaboramos um curso de formação com carga horária de 100h, sendo divididos em oito (6) módulos, no formato semi-presencial, por meio de uma plataforma digital (meet).
- Professor: AMON EVANGELISTA DOS ANJOS PAIVA
- Professor: Flávia Roldan Viana

Est
Este curso de Formação de Tradutores-Intérpretes de Libras/ Língua Portuguesa, na modalidade remota aspira “uma formação que permita a mudança de perspectiva de vida por parte do aluno; a compreensão das relações que se estabelecem no mundo do qual ele faz parte; a ampliação de sua leitura de mundo e a participação efetiva nos processos sociais.” (BRASIL, 2009, p. 5). Dessa forma, almeja-se propiciar uma formação humana e integral em que o objetivo profissionalizante não tenha uma finalidade em si, nem seja orientado pelos interesses do mercado de trabalho, mas se constitui em uma possibilidade para a construção dos projetos de vida dos estudantes (FRIGOTTO, CIAVATTA e RAMOS, 2005).
Ness perspectiva, propomos oferecer o curso de formação de Tradutores-Intérpretes de Libras/ Língua Portuguesa, no formato remoto, por entender que estaremos contribuindo para a elevação da qualidade dos serviços prestados à sociedade, formando o egresso do curso, através de um processo de apropriação e de produção de conhecimentos científicos e tecnológicos, capaz de contribuir com a formação humana integral e com o desenvolvimento socioeconômico da região articulado aos processos de democratização e justiça social.
- Professor: AMON EVANGELISTA DOS ANJOS PAIVA