A acessibilidade na escola numa perspectiva do desenho universal para aprendizagem deve encontrar-se integrado à proposta pedagógica da escola, envolver a participação da família para garantir pleno acesso e participação dos estudantes, atender às necessidades específicas das pessoas público da Educação Especial e ser realizado em articulação com as demais políticas públicas dos estados e municípios. A partir da consideração acerca da necessidade de formação continuada dos professores do estado do Rio Grande do Norte que atuam em sala de aula comum e no Atendimento Educacional Especializado,  propõe-se o Curso “Educação Especial, Inclusão e Aprendizagens na escola comum: acessibilidade na perspectiva do desenho universal”, o qual mostra-se fundamentalmente necessário para manter atualizado o diálogo entre a teoria e a prática, bem como estabelecer relação dialógica com os docentes que realizam o serviço de Atendimento Educacional Especializado e aqueles que atuam em sala comum, sobre inclusão escolar de estudantes público da Educação Especial. Com isso, busca-se preparar e formar os educadores por meio de cursos de formação continuada, favorecendo reflexões e experiências que contribuam para o desenvolvimento de saberes da docência que primem pelo fazer pensar sobre a própria realidade dos contextos escolares nos quais estejam inseridos, sendo isso um fator chave na promoção de escolas cada vez mais inclusivas.