Considerando que a Universidade precisa atuar na sociedade possibilitando a abertura de novos horizontes mediante a apresentação de diversas dimensões promotoras do crescimento e da integração dos variados segmentos sociais, apresentamos o curso de capacitação intitulado ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: ASPECTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS QUE DEVEM ANCORAR AS PRÁTICAS IMPLEMENTADAS NO CHÃO DA ESCOLA vinculado ao projeto NO CHÃO DA ESCOLA: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS COMO BASE PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA que por sua vez faz parte do programa “No chão da escola: contribuições para melhoria da qualidade do ensino público”. O referido programa tem por objetivo oferecer formação continuada para professores e equipe gestora de cinco escolas da rede pública estadual, localizadas em municípios que abrigam campus da UFRN no âmbito da gestão escolar, da coordenação pedagógica e do ensino de português, de matemática e de ciências. Sob a égide desse guarda-chuva, nosso curso tem por escopo realizar uma ação interventiva com vistas à melhoria dos processos de ensino-aprendizagem de língua portuguesa, tendo como ponto de partida a teoria de gêneros textuais/discursivos. Em termos metodológicos, o curso oferece quatro módulos de formação em leitura, produção de textos, oralidade e gramática para os docentes de língua portuguesa. Com essa confluência, entendemos que, ao produzir conhecimento nesta IES e ao contribuir com o ensino e com a extensão, colaboramos com a transformação social ao ressignificar o elo entre Universidade e sociedade uma vez que articula formação continuada de professores da educação básica com o desenvolvimento de ações, cursos, projetos e programas de extensão.