Os indicadores dos diversos sistemas de avaliações, em sua maioria abaixo das metas, nos mostram a necessidade de melhoria da qualidade do ensino na Educação Básica. Essa necessidade também foi identificada no âmbito do Projeto de Extensão No Chão da Escola, no qual foi realizado um diagnóstico acerca do rendimento escolar dos alunos e dos processos de ensino no tocante às estratégias de ensino (inovadoras ou não) praticadas nas escolas participantes do projeto. Nesse contexto foi feito o levantamento das demandas dos professores que ensinam matemática no tocante às suas necessidades de ensino e às de aprendizagem de seus alunos. Tomando esse levantamento como ponto de partida, consideramos que uma das possibilidades para a melhoria da qualidade do ensino consiste na reorganização das estratégias didático-pedagógicas agregando elementos inovadores às práticas de ensino. No projeto foram identificadas, ainda, as demandas formativas dos docentes da área. Nessa perspectiva, propomos um curso de extensão voltado a professores que ensinam matemática em escolas das redes públicas de ensino e a alunos de cursos de licenciatura em matemática da UFRN, na tentativa de fortalecer os processos de ensino e de aprendizagem no âmbito de escolas públicas do RN. No curso serão discutidos temas relacionados à Educação Matemática que emergiram da etapa de diagnóstico, a saber:  Educação Matemática Inclusiva; Portfólio e suas possibilidades para o ensino, a aprendizagem e a avaliação; Articulação entre Matemática e Língua materna; As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação nas aulas de Matemática; Laboratório de Ensino e Aprendizagem da Matemática. As discussões serão ancoradas em textos teóricos e em relatos de experiências que refletem sobre atividades realizadas por docentes da Educação Básica que privilegiem metodologias inovadoras. O curso pretende promover um espaço de troca de diálogo entre professores de matemática e futuros professores e, ainda, consolidar a parceria entre universidade e Educação Básica.