O curso tem como objetivo a capacitação de profissionais da química e áreas afins para atuação como químicos/técnicos de fluidos de perfuração na indústria do petróleo. O corpo docente é constituído por professores permanentes da UFRN, de outras instituições de ensino superior e por profissionais graduados do setor industrial com reconhecida competência no tema abordado. O conteúdo programado, com carga horária de 304h, será ministrado no formato híbrido, sob a forma de aulas teóricas on line (síncronas e assíncronas) e práticas presenciais.

A carga horária de 304h, considerada alta para um curso de capacitação, vem sendo aplicada já há muitos anos (desde 2006), por necessidade das empresas produtoras de petróleo de que vários conteúdos específicos sejam abordados. Se o curso fosse ofertado como “especialização”, os profissionais de nível médio seriam excluídos, o que seria considerado uma grande desvantagem para as indústrias. Essa é a nossa 14ª edição do curso, e temos recebidos alunos de todos os estados brasileiros. A partir da 13ª edição, começamos a ministrar o curso no formato híbrido, porque a maior parte dos nossos alunos já está no mercado de trabalho. Assim, as aulas teóricas “on line” acontecem à noite, das 19-21h, e as aulas presenciais ocorrem em duas semanas (manhã e tarde), por solicitação dos alunos, que precisam se deslocar de suas cidades e solicitar afastamento de suas atividades.

Em anexo, disponibilizamos a planilha estimativa de receita e despesas do curso, que será integralmente custeado pelos alunos.